Oi pessoal!
Sei que muitos de vocês já devem ter retornado às aulas. Então,que tal falarmos mais um pouquinho sobre este retorno?
Isso mesmo, estou falando de você professor. Já reparou como é delicado este momento de retorno? Ao mesmo tempo que para alguns é momento de festa onde poderão reencontrar colegas já conhecidos, para outros o momento é de tensão, porque estão ingressando agora na profissão ou porque estarão atuando com uma nova equipe em uma outra escola.
Diante deste fato verificamos a importância de maior atenção da comunidade escolar para essas várias ramificações que este convívio nos exige. Afinal, o professor também precisa estar bem para realizar um bom trabalho.
Podemos observar um pouco deste movimento no artigo professor, seja bem-vindo publicado há alguns dias no site da revista Nova Escola. O texto explica um pouco sobre essa rotina do retorno, assim como mencionamos acima, mas também destaca algumas Competências necessárias aos professores.
Tais competências,segundo o artigo, foram extraídas do livro A Prática Reflexiva no Ofício de Professor:
Profissionalização e Razão Pedagógica do Sociólogo Philippe Perrenoud e ganham mais força agora no início do ano letivo onde suas exigências acabam dicando mais fortes.
Vejamos as competências destacadas no artigo;
- Saber cooperar e trabalhar em rede;
- Conhecer a escola como uma comunidade educativa;
- Aprender a se sentir membro efetivo da equipe.
Sim, aparentemente são funções básicas de serem colocadas em prática, porém como o próprio Perrenoud menciona em entrevista à Universidade de Genebra:
"Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de
recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc) para solucionar com
pertinência e eficácia uma série de situações"
E agora eu te pergunto? Como mobilizar estes recursos cognitivos em um ambiente onde não há aberturas? Onde o convívio é tensionado?
Impossível, sabemos que não é, mas com certeza quando a escola abre as portas para as mudanças e para as diferenças de um novo ano letivo as tensões ficam mais leves e essas capacidades passam a ser mais leves e quem sabe, mais fáceis de serem desenvolvidas.
Mas também não dá para deixar toda a tarefa nas mãos da equipe técnica da escola. É por isso que quando menciono escola, falo sim, da equipe técnica, mas também incluo os professores veteranos e taos professores que estão se achegando.
Afinal, as tensões começam na forma como enxergamos as novidades a que somos desafiados. Se escolhemos enxergá-las positivamente...
Fica então a dica.
Boas vindas aos professores e às novidades de um novo ano letivo.
________________________________________________________________________
Leia também:
Por Vanessa Vieira
1 Comentários
Opa Vanessa,
ResponderExcluirPor conta de greve das federais em 2012 ainda estamos terminando o ano letivo de 2012 :-( Mas quando iniciarmos nosso ano letivo de 2013, em março, vou indicar seu ótimo texto aos meus colegas.
Nossa tarefa de Professores é árdua, por isso temos que caminhar, dentro da escola, tanto quanto possível, juntos.
Um ótimo ano letivo pra todos nós.
Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!