Conversa Franca: Formei-me professor!!

Olá pessoal, 

Hoje vamos conversar um pouco sobre formar-se professor. E para enriquecer nosso papo trouxe para  conversa o depoimento Taiana Oliveira. 

Taiana formou-se professora no final do ano passado (2012), ao longo de seu curso fez estágios curriculares exigidos pelo seu curso - Normal em Nível Médio - e também atuou como auxiliar de classe ( estágio remunerado oferecido pelo seu Município). 

Como todos nós, quando recém formados Taiana também demonstra a ansiedade de entrar na sala como regente da turma e ter que corresponder às expectativas do mundo que lhe cerca. Ansiedade, que bem sabemos vai se acomodando quando já estamos lá! Sendo, por  tanto, mais do que normal!



Entre outras perguntas que fizemos à Taiana teve uma que chamou-me bastante a atenção.  Vejam a resposta dada por ela quando questionada sobre o que é ser professor.

T.: Ser professor é ser razão e emoção! Razão para lidar com as várias situações do cotidiano em sala de aula e Emoção pra procurar saber do aluno os seus motivos.

Uma resposta simples e instigante. Digo instigante, pois nos faz pensar sobre algo essencial na profissão que temos e que, muitas vezes, por conta das tensões acabamos esquecendo. Lidar bem com razões e emoções hoje, descreve muito bem a  profissão professor.

Veja mais algumas perguntas que Taiana nos respondeu:

-- O que você tem a dizer sobre os estágios exigidos durante o curso? Que contribuição eles trouxeram para sua formação?

T.: Os estágios nos dão uma prévia do que iremos encontrar numa sala de aula, durante o mesmo observamos e aprendemos , como se deve agir em uma sala de aula, e também nos permite pensar em como agiríamos, caso fossemos o professor daquela turma. Nos colocamos na situação.

E foi em um destes estágios que nossa entrevistada teve a certeza u queria seguir com seus Curso, o que mais uma vez comprova a importância dessa vivência mais próxima dos formandos das escolas que futuramente irão ingressar. 

-- Ser professor hoje é uma questão de escolha? 

T.: Para ser professor tem que gostar, não adianta achar que é uma profissão fácil pois não é, temos uma responsabilidade muito grande com a sociedade.

Agora depois de formada Taiana aguarda ser chamada para um contrato em sua cidade. escolheu como graduação o Curso de ação Social e deixa o seguinte recado para seus colegas que ainda estão em formação:

T.: Aproveitem tudo o que o curso proporciona, não deixem escapar informação nenhuma, todas são importantes para uma boa atuação em sala de aula. E que ao se formar trabalhem com carinho, pois as dificuldades serão muitas, mas se tiverem carinho e força de vontade tudo se resolve.


Taiana, muito obrigada por sua participação aqui no Conversa Franca, minha torcida é que você dê continuidade em sua formação, consiga  trilhar bons caminhos entre integrando a Educação e a Ação Social. E que, acima de tudo continue fazendo a diferença por onde passar. 

Grande abraço!

Vanessa Vieira 
_____________________________________________________________________

Leia também:




Postar um comentário

0 Comentários