Já comentei aqui no blog algumas vezes sobre a importância do planejamento na Escola. Mas este é um tema que nunca se esgota. Então, enquanto educadores sempre devemos retornar a ele, a fim de ajustar algumas de nossas ações.
O planejamento está ligado com organização. Assim, ao planejar algo estamos organizando como as ações se darão em determinado momento e saberemos os motivos pelos quais as coisas estão acontecendo em determinada ordem.
Na Escola o planejamento deve ter seu pontapé inicial já na Equipe administrativa. Afinal, é esta equipe quem direcionará as ações dos professores, coordenadores e os demais funcionários na escola. Quando a Escola conta com uma Equipe Gestora que pensa a escola como uma engrenagem em movimento, fica fácil para os colaboradores entrarem no ritmo e seguirem os passos do planejamento em suas salas de aula.
Se a Gestão está em dia com o planejamento, agora é vez do Coordenador organizar a casa. E pelas mãos desse profissional que passa a maioria das atividades desenvolvidas na Escola. É ele quem organiza os projetos, os eventos, as atividades extra-classe, as atividades permanentes no Projeto Político da Escola, reuniões de pais, entre outras atividades que fazem a escola estar viva e em movimento.
Ele organiza e passa aos professores e muitas vezes desenvolve todas essas atividades em parceria com o corpo docente, afinal de conta, os professores são os maiores interessados neste processo, pois eles estarão na linha de frente com os alunos, na execução de todas as atividades planejadas.
Chegamos então na figura do Professor, que precisa planejar suas ações em sala de aula para atender às demandas do currículo e inserir neste planejamento todas as ações previamente organizadas pela direção e coordenação da escola. E aqui está a chave de tudo.
Quando o professor não consegue se antecipar na organização das tarefas, as ações ficam desconexas e o que vemos são atividades e mais atividades temáticas realizadas com os alunos que, por sua vez, acabam não entendendo o sentido do que estão realizando.
Porém, quando os professores conseguem antecipar o planejamento de suas ações em sala, torna-se possível criar links entre os temas. As propostas dos projetos e as atividades ganham maior sentido para o professor e para os estudantes e a transdisciplinaridade de que falamos algumas vezes começa a fazer parte do dia a dia dos alunos.
É válido lembrar que para além do currículo, o professor lida com comportamentos. Algumas vezes inadequados e, que podem gerar distração e indisciplina ao longo das aulas. Neste aspecto, o planejamento também pode auxiliá-lo, pois quando tem ciência do objetivo final de sua aula, dependendo da situação, o docente consegue realizar as alterações necessárias para os alunos chegarem ao seu objetivo, ou mesmo mudar o rumo, trabalhando no foco que gerou o problema de indisciplina.
O que quero dizer com isto é que o planejamento traz a segurança que a Escola necessita para lidar com as situações adversas do dia a dia, que sempre acontecerão, principalmente porque lidamos com seres humanos que a todo tempo estão mudando de ideias e intenções. Planejar é senão a atividade de maior importância em uma escola que preza pela qualidade da aprendizagem de seus alunos. Que de fato, desde sempre, precisa ser o foco dos olhares de todos os envolvidos no processo de educar.
Vanessa Vieira
Professora e Pedagoga
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