"DEFININDO ALGUNS TERMOS"

Como sabemos a Educação Especial, possui algumas terminalidades específicas.E para nós professores, é de de suma importância a ciência dessas terminalidades, pois além de mais conhecimentos sobre o assunto, com essas informações saberemos de que forma agir com nossos alunos, quando os mesmos precisarem de nosso auxílio. 
Relacionei abaixo uma lista de serviços de apoio da Educação Especial. Caso você saiba mais algumas modalidades, deixe registrado nos comentários.

Ø     Atendimento domiciliar: atendimento feito em casa

Ø  Classe Comum: o aluno que demonstra capacidade de acompanhar os programas é matriculado na rede regular.



Ø  Classe especial:  salas de aula em escolas regulares, organizadas para atender aos alunos EE.





Ø  Classe Hospitalar: Ambiente hospitalar preparado para o atendimento educacional das crianças que estão internadas.




Ø  Centro Integrado de Educação Especial: lugar onde trabalha uma equipe interdisciplinar que utiliza equipamentos especializados para atender aos alunos com necessidades especiais.


Ø  Ensino com professor itinerante: docente especializado que presta serviço pedagógico especializado em várias escolas.




Ø  Escola especial: Instituição especializada destinada ao atendimento Psicopedagógico aos alunos EE.




Ø  Oficinas Pedagógicas: lugar destinado ao desenvolvimento de aptidões e habilidades de alunos com necessidades especiais.






Ø  Sala de estimulação essencial: local onde se desenvolve atividades terapêuticas e educacionais voltadas para o desenvolvimento global dos alunos. São atendidos alunos com necessidades especiais até 3 anos de idade e crianças consideradas de alto risco.






Sala de recursos: Lugar onde ficam os materiais e recursos pedagógicos específicos à natureza das necessidades especiais do alunado, onde se oferece a complementação do atendimento educacional.





Fonte:
Santos, Mª da Glória Shaper dos. Educação Especial: v2. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2004

Postar um comentário

0 Comentários