Por que o aluno da atualidade não quer aprender?



Hoje me deparei com esta imagem no Facebook. A pergunta da página que a publicou era a seguinte:

Você concorda?

Diante te tal frase e de tal pergunta resolvi responder aqui no blogue. Já que tenho por lema aqui refletir sobre a transformação que a educação pode trazer para a vida de um indivíduo.

Primeiramente queria dizer que NÃO. Não concordo com esta frase. Muito pelo contrário creio que o desafio do professor da atualidade seja justamente fazer com que  aluno saiba qual é o significado da escola na vida dele. 

Por que digo isto? Basta olharmos para o lado e veremos nossos alunos, que dentro de sala de aula são considerados "monstrinhos" para observar que estão sempre aprendendo. Aprendem a soltar pipa, aprendem a fazer carrinhos de rolimã, aprender as regras de um jogo de video-game, aprendem a pegar um ônibus, a mexer nos celulares, computadores, tablets.. São surfistas, desenhistas, bailarinos...  Tantas coisas que nem sei...

Mas na escolas, NÃO QUEREM APRENDER. Não penso que a questão seja não querer aprender, mas ao contrário, não saber o que o ambiente trará de importante para suas vidas. O aluno vai à escola para ouvir o professor falando, agora com um recurso mais moderno como o datashow ou uma lousa digital,  mas não entende o significado que a Física, a Química, a Matemática e a própria Língua Portuguesa tem em suas vidas. 

E pior, nem se dão conta de que  utilizam conceitos destas ciências diariamente. 

Vejo muitos professores reclamando de condições e qualidade de ensino, e não discordo desta luta. Mas penso que a aprendizagem ou melhor, a falta de interesse pela aprendizagem escolar está ligada entre tantas  coisas ao significado que o professor dá ao seu trabalho na escola. 

Falo como aluna e como professora. Para dar significado é preciso ter significado. Portanto o maior desafio do professor na atualidade é buscar significados para estimular aprendizagens. E isso requer muito mais do que planejar uma aula, entrar na sala e despejar conteúdos sobre a turma.  Requer conhecimento do seu trabalho e do aluno. 



Postar um comentário

8 Comentários

  1. Vanessa,obrigada por sua participação na semana colorida! Tb concordo com vc:dificil encontrar motivação para a escola com tantos estímulos externos que a criança tem hoje em dia! bjs,

    ResponderExcluir
  2. Na vida tudo tem significado, basta ter objetivo e lutar por conhecimentos.....

    ResponderExcluir
  3. Feliz Dia do professor!!!!
    Passe lá no blog http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/
    e pegue o selinho.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa
    É preciso malabarismos nada convencionais para atrair o interesse das crianças. Parabéns a você que dedica o seu tempo com amor e carinho ensinando o que aprendeu. Feliz dia dos professores.
    Um carinhoso abraço da nossa Equipe de Educadores.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Vanessa

    Parabéns a você MESTRE que não poupa esforços para ensinar e orientar com sabedoria, o meu carinho, a minha admiração e o meu respeito. Feliz dia do PROFESSOR! Tem uma homenagem singela e um mimo para você na postagem de hoje. Felicidades pelo teu dia!
    Beijos com carinho da amiga
    Gracita

    ResponderExcluir
  6. Feliz dia dos professores! Que você tenha sempre esperança, dedicação e amor por esta bela profissão!
    Quero te oferecer o selo Professor nota 1000, que está no bloco central do meu blog (educa sempre). Fique a vontade para aceitá-lo ou não.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá Multiplicadora, seja feliz!

    Antes de qualquer coisa, pedimos desculpas pela nossa ausência, é que fazem alguns meses que nosso tempo tem sido muito, mais muito curto mesmo. Porém, o projeto E.M. continua seguindo firme, graça a você, Vanessa, que tem nos ajudado bastante para o crescimento de toda a família, muito obrigado.

    Parabéns, você e seu blog continuam sendo destaques no Educadores Multiplicadores por ter contribuído para a educação de nosso país.

    Link abaixo:
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2013/11/educadores-multiplicadores-do-mes-de.html

    Estamos de banners novos, e também, caso queira pegar o selo que caracteriza o destaque, fique a vontade. Lembramos que adicionar o selo do “Top Caneta de Ouro” e/ou “Top comentarista” é opcional.

    O EDUCADORES MULTIPLICADORES e o MARQUECOMX agradecem pela amizade e confiança em nosso projeto, que é de todos nós.

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderExcluir
  8. Oláá... Parabéns pelo blog, pelas informações prestadas e por seu trabalho, te conheci através do educadores multiplicadores e já sou uma de suas seguidoras.
    Abs
    www.historiascomtiaso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!