Por que o aluno da atualidade não quer aprender?



Hoje me deparei com esta imagem no Facebook. A pergunta da página que a publicou era a seguinte:

Você concorda?

Diante te tal frase e de tal pergunta resolvi responder aqui no blogue. Já que tenho por lema aqui refletir sobre a transformação que a educação pode trazer para a vida de um indivíduo.

Primeiramente queria dizer que NÃO. Não concordo com esta frase. Muito pelo contrário creio que o desafio do professor da atualidade seja justamente fazer com que  aluno saiba qual é o significado da escola na vida dele. 

Por que digo isto? Basta olharmos para o lado e veremos nossos alunos, que dentro de sala de aula são considerados "monstrinhos" para observar que estão sempre aprendendo. Aprendem a soltar pipa, aprendem a fazer carrinhos de rolimã, aprender as regras de um jogo de video-game, aprendem a pegar um ônibus, a mexer nos celulares, computadores, tablets.. São surfistas, desenhistas, bailarinos...  Tantas coisas que nem sei...

Mas na escolas, NÃO QUEREM APRENDER. Não penso que a questão seja não querer aprender, mas ao contrário, não saber o que o ambiente trará de importante para suas vidas. O aluno vai à escola para ouvir o professor falando, agora com um recurso mais moderno como o datashow ou uma lousa digital,  mas não entende o significado que a Física, a Química, a Matemática e a própria Língua Portuguesa tem em suas vidas. 

E pior, nem se dão conta de que  utilizam conceitos destas ciências diariamente. 

Vejo muitos professores reclamando de condições e qualidade de ensino, e não discordo desta luta. Mas penso que a aprendizagem ou melhor, a falta de interesse pela aprendizagem escolar está ligada entre tantas  coisas ao significado que o professor dá ao seu trabalho na escola. 

Falo como aluna e como professora. Para dar significado é preciso ter significado. Portanto o maior desafio do professor na atualidade é buscar significados para estimular aprendizagens. E isso requer muito mais do que planejar uma aula, entrar na sala e despejar conteúdos sobre a turma.  Requer conhecimento do seu trabalho e do aluno. 



11 comentários :

  1. Vanessa,obrigada por sua participação na semana colorida! Tb concordo com vc:dificil encontrar motivação para a escola com tantos estímulos externos que a criança tem hoje em dia! bjs,

    ResponderExcluir
  2. Na vida tudo tem significado, basta ter objetivo e lutar por conhecimentos.....

    ResponderExcluir
  3. Feliz Dia do professor!!!!
    Passe lá no blog http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/
    e pegue o selinho.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa
    É preciso malabarismos nada convencionais para atrair o interesse das crianças. Parabéns a você que dedica o seu tempo com amor e carinho ensinando o que aprendeu. Feliz dia dos professores.
    Um carinhoso abraço da nossa Equipe de Educadores.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Vanessa

    Parabéns a você MESTRE que não poupa esforços para ensinar e orientar com sabedoria, o meu carinho, a minha admiração e o meu respeito. Feliz dia do PROFESSOR! Tem uma homenagem singela e um mimo para você na postagem de hoje. Felicidades pelo teu dia!
    Beijos com carinho da amiga
    Gracita

    ResponderExcluir
  6. Feliz dia dos professores! Que você tenha sempre esperança, dedicação e amor por esta bela profissão!
    Quero te oferecer o selo Professor nota 1000, que está no bloco central do meu blog (educa sempre). Fique a vontade para aceitá-lo ou não.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá Multiplicadora, seja feliz!

    Antes de qualquer coisa, pedimos desculpas pela nossa ausência, é que fazem alguns meses que nosso tempo tem sido muito, mais muito curto mesmo. Porém, o projeto E.M. continua seguindo firme, graça a você, Vanessa, que tem nos ajudado bastante para o crescimento de toda a família, muito obrigado.

    Parabéns, você e seu blog continuam sendo destaques no Educadores Multiplicadores por ter contribuído para a educação de nosso país.

    Link abaixo:
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2013/11/educadores-multiplicadores-do-mes-de.html

    Estamos de banners novos, e também, caso queira pegar o selo que caracteriza o destaque, fique a vontade. Lembramos que adicionar o selo do “Top Caneta de Ouro” e/ou “Top comentarista” é opcional.

    O EDUCADORES MULTIPLICADORES e o MARQUECOMX agradecem pela amizade e confiança em nosso projeto, que é de todos nós.

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderExcluir
  8. Oláá... Parabéns pelo blog, pelas informações prestadas e por seu trabalho, te conheci através do educadores multiplicadores e já sou uma de suas seguidoras.
    Abs
    www.historiascomtiaso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. que tal vc deixar sua pedagogia e entra na sala de aula e enfrentar tudo isso?
    Com certeza na prática é bem diferente do teórico, dê aulas por um mês entrando em contato com os alunos
    diariamente e depois veremos se pensa da mesma forma.

    ResponderExcluir
  10. Olá anônimo.

    Creio que seja sua primeira visita ao blog. Em primeiro lugar gostaria de lhe dizer que não preciso entrar um mês em contato com alunos para organizar meus pensamentos sobre o fazer docente e ter mais do que certeza de que a teoria e a prática podem sim, andar de mãos dadas, porque é exatamente este exercício que venho colocando em prática ao longo de meus 7 Anos de sala de aula. Sei exatamente do que estou falando.

    Dizer que é difícil lidar com os alunos de hoje é muito fácil, a questão é encarar de frente o que de fato venha ser a profissão de eduador.

    E, não deixo a Pedagogia de lado não. Porque é por meio dos estudos feitos por ela que me tornei a professora consciente que hoje sou. Luto pelos meus direitos, mas sei exatamente quais são os meus deveres. E por isso exponho minha opinião de cara limpa, sem precisar me esconder, sem ter medo de minhas próprias opiniões.

    Eu enfrento tudo isso todos os dias, e encaro como desafio. E você?

    Seu registro aqui só faz confirmar todo o meu pensamento ali em cima e em muitos outros posts aqui neste blog.

    Grata pela sua participação.
    Ela foi e será muito útil no prosseguimento dos meus estudos.

    Att,
    Vanessa Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, meu nome é Walmir, sou professor de língua inglesa a 16 anos. Achei interessante sua postagem e embora eu esteja 2 anos atrasado, decidi opnar. Creio que você encontrou a respota que muitos de nós professores buscamos. E acrescentaria a tudo que você disse um outro fator, que é a base da educação familiar. Na minha realidade como professor o que vejo são, alunos com pais ausentes ou ausentes de pais, sem estrutura ou base familiar, crianças e adolescentes que não sabem o que estão fazendo na sala de aula e não se importam com o seu amanha e acrescento ainda filhos de pais super protetores que criam os filhos para si e não para o mundo. Mas mesmo com todos estes desafios eu acredito que jamais devemos desistir de nosso dever, que é transferir nosso conhecimento da melhor maneira possível e ensinar aquilo que aprendemos.

      Excluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos