E você, tem sido Assertivo?






Há alguns dias vários grupos na internet fizeram o #DiadeGentileza uma data criada pelo Revista Vida Simples para que possamos ficar ainda mais atentas a essa qualidade humana tão fundamental no dia a dia. 

Sei que o dia já passou e a manifestação já foi realizada, mas nunca é tarde para falarmos de gentileza e de educação... Então... 

Ai está!


 É um momento para estar mais consciente das atitudes da rotina e repensá-las!!



E o que isso tem a ver com Assertividade?
Algumas pessoas acham bonito ser sincero, falar tudo o que vem a cabeça e muitas vezes magoar pessoas com as suas verdades...Sinceridade é algo que ensinamos as crianças, dizemos que elas sempre têm que falar a verdade e que é feio mentir!  Claro que sim...só que elas crescem e precisam saber que algumas coisas não se deve dizer, que respeito é importante, que as diferenças existem e que "às vezes é necessário ser feliz e fazer o outro feliz, do que ter razão"!



Que mãe nunca ficou morrendo de vergonha quando seu filho disparou meias verdades que não eram para ser faladas? Só que criança é perdoada sempre...



Mas com os adultos é diferente, temos a capacidade de medir até que ponto podemos dizer tais verdades, saber o quanto o que você vai falar (por mais verdade que seja) vai magoar alguém!
E aí é que entra a gentileza...ser assertivo faz bem ao próximo, traz paz para sua vida e para a vida do outro..  



E você, sabe o que  é Assertividade
(Seja Assertivo, Vera Martins, 2005, Editora Campus, pag 21) 


O termo assertividade origina-se de asserção. Fazer asserções quer dizer afirmar, do latim afirmar e, tornar firme, confirmar e declarar com firmeza. (...)

A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão).


O significado de assertividade tem sido distorcido, promovendo resistência nas pessoas. Muitos entendem que ser assertivo é ter apenas uma comunicação sincera e objetiva, sentido-se com o direito de dizer muitos "nãos" e poucos "sims" aos outros, "doa a quem doer e custe a quem custar". (...)


No ambiente profissional, o perfil assertivo é cada vez mais valorizado, principalmente num mercado de mudanças contínuas, que exige decisões objetivas e focadas nos resultados esperados e que considera relevante a construção de parcerias. A técnica assertiva "aposta" na mudança de comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade. O comportamento assertivo é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto-respeito e respeito pelos outros. (...)


Uma pessoa assertiva vence pela influência, atenção e negociação, oferecendo ao outro a opção pela coorperação. Não oferece retaliações e estimula a comunicação de mão dupla. (...)


Ser assertivo é dizer "SIM" e "NÃO" quando for preciso. (...)


Para se tornar uma pessoa assertiva, você precisa se fortalecer com as atitudes que chamamos de base para comportamento assertivo. Sem elas, é impossível desenvolver uma comunicação em que você afirma seu eu sem massacrar o eu do outro. 


* AUTO ESTIMA: origina-se da imagem que você tem de si mesmo. É a sua reputação vista por seus próprios olhos. É o que você pensa e sente sobre si mesmo. A qualidade da auto-estima depende de você. Depende a aceitação, da confiança e do respeito que você tem por si mesmo. 


* DETERMINAÇÃO: é uma energia que faz você ter coragem para ir em frente e não desistir perante os obstáculos. É ter foco e clareza sobre onde quer chegar.


 * EMPATIA: é colocar-se no lugar do outro mentalmente e sentir o que o outro está sentindo numa determinada situação. Somente pessoas maduras conseguem estabelecer empatia. 


* ADAPTABILIDADE: é adequar seu estilo de comunicação e entrar em sintonia com seu interlocutor, seja uma criança, seja um idoso, tenha nível cultural alto ou baixo.


* AUTOCONTROLE: é assumir que o ser humano é bastante emocional e usar da racionalidade para gerenciar as emoções, não perdendo o controle das situações.


* TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO: é aceitar que não podemos só ouvir sins, pois exitem os nãos que são pertinentes e justos. Isto significa aceitar a diversidade humana.


* SOCIABILIDADE: é gostar de estar com pessoas, é se preocupar com o bem-estar do outro assim como o seu próprio. É tratar as pessoas com naturalidade e sem idéias preconcebidas.


Além dessas atitudes, existem três condições para ser assertivo:


1. Saber o que quer e aonde quer chegar
2. Partir de um pensamento positivo
3. Ser proativo para atingir os resultados


E você professor? Consegue ser Assertivo em seu ambiente de trabalho?
Tenham uma ótima semana repleta de Gentilezas !




#Gentileza gera gentileza



Postar um comentário

0 Comentários