Vamos falar sobre Leitura na Infância

 Uma breve conversa sobre a leitura na Infância

Literatura Infantil, importancia da leitura na infância, livros e educação, formação de leitores, pequenos leitores, crianças, leitura na escola, professores formadores, livros infantis, literatura infantil

As aulas estão retornando, a animação e a ansiedade pelas novidades está o mais rápido possível. Os Educadores cheios de ideias e ávidos para colocá-las em prática. Enfim, uma festa está acontecendo na escola, que volta a ganhar vida com o retorno das crianças. 

Neste momento, que também é hora de planejar, torna-se importante voltar as reflexões para a importância da leitura na escola. Muitas vezes enxergamos a leitura como poto de partida para as atividades que se seguirão. Por exemplo, um livro que fale sobre identidade para iniciar todo o trabalho de identidade que se faz ao longo deste primeiro momento de contato com as crianças. Está errado? Não! 

Ocorre, porém, que quando falamos de Leitura na infância, precisamos ir além da leitura com fins pedagógicos. Devemos pensar na no livro, como algo que gere prazer e que estimule a imaginação. Voltar nossas ideias para obras em que sejam lidas e ponto final. Está tudo bem, não querer comentar sobre. Ler para viajar e imaginar, com o escritor e o ilustrador.

Literatura Infantil, importancia da leitura na infância, livros e educação, formação de leitores, pequenos leitores, crianças, leitura na escola, professores formadores, livros infantis, literatura infantil
Imagem de Hermann Kollinger por Pixabay

Há quem pense que na escola, por conta de todas as demandas, este tipo de leitura não se encaixa e é aí que mora o equívoco. Pois é na escola que este tipo de leitura deve ter todo espaço possível. Ela pode estar presente, no início da aula, no término de uma atividade, no intervalo, quando os estudantes são convidados a visitar a sala de leitura/Biblioteca ou até mesmo como tarefa de casa, desde que o aluno tenha a oportunidade escolher o que lerá e como lerá. 

Criar momentos de contato com o livro no dia a dia da escola, é essencial para a formação do hábito de leitura na infância. E quando conseguimos despertar na criança este desejo, facilita o alcance  da família e da comunidade onde se localiza a escola. 

Assim, pensemos neste início de ano na importância dos cantinhos de leituras, das salas temáticas, das contações de histórias e da organização da Sala de Leitura. Nossos estudantes merecem ter contato com o universo literário e nós, professores, temos a chave das portas que lhe darão este acesso. 

 Pense nisto! 

Postar um comentário

2 Comentários

  1. passando para desejar um lindo e feliz fim de semana bjs com muita saude

    ResponderExcluir
  2. Ontem mesmo,ouvindo os anseios de uma mãe sobre seu filho ainda não ler convencionalmente,sugeri que o leve para comprar livros,revistas,mangás...tudo que lhe desperte o interesse. Então tendo esse contato,no tempo dele a leitura acontecerá.
    Ele está no Infantil 5,ela quer que ele leia cada placa na rua.
    Até breve Vanessa!

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!