Eu escolhi ser professora!


Escolhas



Eu poderia iniciar este texto de diversas formas, mas decidi começar assim dizendo a você e reafirmando  à mim que esta profissão é uma escolha, um passo que damos na vida e para o qual devemos estar conscientes, pois poderá ser de ventos bons, suaves e também de muitas tempestades.

Gosto dessa experiência provocante e é por isso que jogo aos ventos, aos bons ventos de minha existência, o meu orgulho de ser professora, principalmente em tempos como o nosso onde esta cada vez mais difícil ser professor. Tempos onde se oferecem cursos de pedagogia visando, mundos e fundos e deixam de lado o mais importante que seria a boa formação dos educadores. Eis a  Educação tratada como mercadoria, pode-se dizer.


Mas ser educador é mais... Requer postura crítica, pulso, amor, mas também consciência, pensamento independente e isso, nossa sociedade tem pouco, porque pouco lhe foi dado. Chega-se aos cursos de pedagogia adorando crianças, sendo amados por elas, realizando-se sonhos de crianças quando brincava de escolinha, buscando uma graduação mais acessível, por conta das diferenças sociais que sustentam nosso país... E, o mais triste, reclamando quando os professores solicitam a escrita de um artigo de opinião, uma pesquisa, um argumento...

Posso ser cruel demais, mas ser educador para conservar o que a sociedade nos tem dado será muito fácil, é certo que sim. Porém, ser professor para a reconstrução contínua de um povo requer mais, e muito mais. Talvez seja por isso que há muito tempo estamos construindo e desconstruindo o verbo “professorar” - desculpem o neologismo.

Mas observem e, atentem, para as funções e mais funções que nos foram designadas ao longo dos tempos... A única que permanece é a de instruir, ajustar os pinos e preparar  espaço para a educação mecanizada. Sempre voltamos a este ponto. Talvez possamos dizer que esta é a parte documental da situação, aquela burocrática, mas e do lado real o que temos?? 


Resistência! professores comprometidos com a educação significativa, critica e mobilizadora, professores que tem resistido, aos trancos e barrancos sendo chamados de baderneiros, de inconvenientes, porque falam verdades. Mas acima de tudo, professores que tem ideologias e lutam por elas.  Professores que exercem bem sua função política na sociedade.

Falo também das resistências, diárias que se processam dentro de nossas salas de aula, quando decidimos enfrentar as diferentes realidades que nos chegam, quando lutamos por e com um aluno que apresenta dificuldades e, principalmente, quando planejamos nossas aulas avaliando e reavaliando o agir e o “reAgir”  que queremos em nossas turmas.




Aos poucos nossa luta ganha as ruas e se estende fora das salas de aula. Estamos aprendendo a usar novos meios para dizer aos outros o que pensamos e como gostaríamos que fossem nossas escolas. Eis aí nossos blogs, nossos grupos no Facebook, os sites, conferências... "Instrumentos" que nos mostram o quanto estamos gritando e lutando em defesa da educação que escolhemos professar, e mais, da educação que estamos querendo aprender a professar, porque não somos donos de todos os saberes e precisamos reconhecer que os conhecimentos acerca do mundo e especificamente, em nosso caso, acerca do que é aprender e ensinar, estão em processo de transformação contínua. Hoje, o que cremos ser bom para nossa sociedade, anteriormente, nem era pensado, ou ainda, não era aceito. E amanhã como será?



 Não, não é fácil ser educador neste tempo, mas também não é impossível. A tarefa é grande; o caminho pesado, mas em mim, há a certeza de uma escolha, por isso tenho orgulho de ser professora e admiro àqueles que mesmo diante de tantas lutas não desistem da opção que fizeram, porque têm certeza que escolheram certo. 

__________________________________
Texto: Vanessa Vieira
Revisão: Clarissa de Assis *


*Clarissa  amiga de sempre , professora com uma criticidade incrível,  
fiz questão que  seus pensamento se fizessem presentes no texto 
que apresento hoje . Vamos unir forças para falar de educação 
em um dia tão especial como este.  Conheçam mais sobre a Clarissa em:




Feliz dia dos professores

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá minha querida, vim agradecer a sua linda visita , o seu carinho no dia de hoje foi muito importante. Obrigada pelas felicitações, com certeza o dia ficou mais alegre e pleno .
    Em agradecimento sincero quero deixar um pensamento de um autor desconhecido que diz: Quero dizer que...
    É maravilhoso perceber que cada
    Amigo que cruza o nosso caminho
    é luz...É um prazer redobrado

    É a soma do amor ao quadrado.
    É a felicidade tê-lo ao nosso lado
    Amigos! Como é bom tê-los!
    Principalmente quando um deles
    É Você! Abraços da amiga de sempre Lourdes Duarte.
    Uma linda noite.

    ResponderExcluir
  2. Olá multiplicadora Vanessa, obrigado pelo carinho e feliz dia do professor!
    Educadora, receba um convite especial para conhecer os novos blogs/multiplicadores do mês de setembro/12, conforme as regras.

    Seu blog foi um dos conquistadores. Parabéns!
    Link da postagem:
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/10/multiplicadores-top-comentarista-do-mes.html

    Aproveite a visita para ler as novas páginas, pode ser interessante à parceria.

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/
    http://www.marquecomx.com.br/

    Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    ResponderExcluir
  3. Quero parabeniza-la por cooperar para uma boa educação neste país. Estou passando para uma visitinha e ao mesmo tempo deixando um abraço e parabenizando pelo seu dia professora.

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!