Emoções positivas fazem bem à saúde física e mental

Google imagens

Hoje continuaremos falando sobre a alegria, o sorriso, e sobre os bons sentimentos... MAs tenhoque contar a vocês que tudo começou em uma brincadeira lá no facebook no Grupo Grito Criativo - um grupo de poesias

Fizemos um natal diferente, onde os participantes, que quisessem, poderiam dar de presente aos seus amigos um poema. Um dos amigos que escolhi foi o médio-poeta Ricardo José Daiha Vieira, Poeta sensível que usa muito bem as palavras e por isso me encanta. 




Como resposta ao meu presente, Ricardo me deu um apelido... Disse que eu era para ele uma Oxitocina e me explicou que esse era um dos hormônios que são responsáveis pelo amor, pelo prazer e pela alegria - depois do meu presente, Ricardo que estava há algum tempo sem escrever, trouxe-nos grandes reflexões. E eu me alegro com isso.


Compartilho esse episódio com vocês pois penso que nós professores podemos ser a oxitocina de nossos alunos, principalmente em tempos onde a depressão tem sido tão recorrente... A oxitocina é liberada mesmo através de um abraço, ou de um sorriso. Imaginem só que alegria uma sala de aula sorridente...








Trago abaixo uma reportagem que saiu há pouco no Globo sobre o assunto em questão. Vale a pena ler e refletir...


Sejamos ocitocinas para as pessoas que convivem conosco... Distribuidores de alegrias!!!








Generosidade, solidariedade, gratidão pelo que foi conquistado, alegria por estar perto da família e dos amigos. Da próxima vez em que você for aconselhado a preservar, o ano inteiro, os sentimentos que afloram na época do Natal, procure seguir o conselho. Pesquisas vêm comprovando que emoções positivas fazem bem à saúde física e mental. E, depois da psicologia, é a neurociência que busca entender como isto acontece. O caminho, que já levava aos neurotransmissores serotonina e dopamina, agora aponta para uma nova estrela: o hormônio oxitocina, que também atua como neutransmissor.

— Os cientistas começam a se voltar para estas questões neuropsicológicas e a se interessar pelas vias relacionadas ao bem-estar, importantes para que, num futuro próximo, seja possível desenvolver novas drogas que melhorem a vida das pessoas — diz a cientista Denise Pires de Carvalho, professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ, e especialista na fisiologia do sistema endocrinológico. — Novas técnicas, como a ressonância magnética nuclear funcional, estão nos ajudando a estudar áreas do cérebro ligadas às emoções.



Um artigo publicado pela Universidade de Harvard cita diversos estudos ligando explosões de fúria recorrentes à atividade anormal da serotonina, responsável pela sensação de prazer. E pesquisas recentes relacionam sentimentos positivos à maior produção de oxitocina, também conhecida como o hormônio do amor e liberada em grandes quantidades nas relações sexuais e durante o parto e a amamentação.



Em outra frente, um trabalho divulgado este mês pela Universidade da Concordia, no Canadá, constatou que a oxitocina torna a pessoa mais confiante. Sabe-se ainda que ela pode ser a encarregada de ativar o sistema de recompensa do corpo, estimulando a produção de dopamina, atrelada à sensação de motivação, e diminuindo o nível de estresse. 


A serotonina regularia todo este mecanismo. O resultado final da equação bons sentimentos mais produção de neurotransmissores ligados ao bem-estar é um indivíduo mais feliz e menos propenso a doenças como depressão e problemas cardiovasculares.




3 comentários :

  1. Olá amiga, gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
    A seleção acontecerá agora no dia 30/01/2012.
    Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
    Pode ser um pequeno comentário, pois os critérios de avaliação são:
    a repercussão do texto e os comentários.
    Será que vc pode me dar uma força?
    Conto com a sua ajuda!
    Qualquer problema, postei também o link no post do meu blog, é só ir lá e clicar (http://ler-com-prazer.blogspot.com).
    Obrigada!Paz e Luz!
    Esse é o link:
    http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576

    ResponderExcluir
  2. Oi, bacana pensar que tem muitas pessoas pensando em educação}!!!
    estou fazendo um sorteio SEBO SORTEIO, dois livros bacanas que tem o foco em educação
    Quem ama educa
    e
    Pais brilhantes e professores fascinantes

    www.sublimeamordedeus.blogspot.com
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Del, fui lá e comentei o texto. Belíssimo por sinal! Parabéns!

    Tatiana, muito obrigada pela visita será um prazer visitar teu blog! Beijos no coração!

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos