Emoções positivas fazem bem à saúde física e mental

Google imagens

Hoje continuaremos falando sobre a alegria, o sorriso, e sobre os bons sentimentos... MAs tenhoque contar a vocês que tudo começou em uma brincadeira lá no facebook no Grupo Grito Criativo - um grupo de poesias

Fizemos um natal diferente, onde os participantes, que quisessem, poderiam dar de presente aos seus amigos um poema. Um dos amigos que escolhi foi o médio-poeta Ricardo José Daiha Vieira, Poeta sensível que usa muito bem as palavras e por isso me encanta. 




Como resposta ao meu presente, Ricardo me deu um apelido... Disse que eu era para ele uma Oxitocina e me explicou que esse era um dos hormônios que são responsáveis pelo amor, pelo prazer e pela alegria - depois do meu presente, Ricardo que estava há algum tempo sem escrever, trouxe-nos grandes reflexões. E eu me alegro com isso.


Compartilho esse episódio com vocês pois penso que nós professores podemos ser a oxitocina de nossos alunos, principalmente em tempos onde a depressão tem sido tão recorrente... A oxitocina é liberada mesmo através de um abraço, ou de um sorriso. Imaginem só que alegria uma sala de aula sorridente...








Trago abaixo uma reportagem que saiu há pouco no Globo sobre o assunto em questão. Vale a pena ler e refletir...


Sejamos ocitocinas para as pessoas que convivem conosco... Distribuidores de alegrias!!!








Generosidade, solidariedade, gratidão pelo que foi conquistado, alegria por estar perto da família e dos amigos. Da próxima vez em que você for aconselhado a preservar, o ano inteiro, os sentimentos que afloram na época do Natal, procure seguir o conselho. Pesquisas vêm comprovando que emoções positivas fazem bem à saúde física e mental. E, depois da psicologia, é a neurociência que busca entender como isto acontece. O caminho, que já levava aos neurotransmissores serotonina e dopamina, agora aponta para uma nova estrela: o hormônio oxitocina, que também atua como neutransmissor.

— Os cientistas começam a se voltar para estas questões neuropsicológicas e a se interessar pelas vias relacionadas ao bem-estar, importantes para que, num futuro próximo, seja possível desenvolver novas drogas que melhorem a vida das pessoas — diz a cientista Denise Pires de Carvalho, professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ, e especialista na fisiologia do sistema endocrinológico. — Novas técnicas, como a ressonância magnética nuclear funcional, estão nos ajudando a estudar áreas do cérebro ligadas às emoções.



Um artigo publicado pela Universidade de Harvard cita diversos estudos ligando explosões de fúria recorrentes à atividade anormal da serotonina, responsável pela sensação de prazer. E pesquisas recentes relacionam sentimentos positivos à maior produção de oxitocina, também conhecida como o hormônio do amor e liberada em grandes quantidades nas relações sexuais e durante o parto e a amamentação.



Em outra frente, um trabalho divulgado este mês pela Universidade da Concordia, no Canadá, constatou que a oxitocina torna a pessoa mais confiante. Sabe-se ainda que ela pode ser a encarregada de ativar o sistema de recompensa do corpo, estimulando a produção de dopamina, atrelada à sensação de motivação, e diminuindo o nível de estresse. 


A serotonina regularia todo este mecanismo. O resultado final da equação bons sentimentos mais produção de neurotransmissores ligados ao bem-estar é um indivíduo mais feliz e menos propenso a doenças como depressão e problemas cardiovasculares.




Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá amiga, gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
    A seleção acontecerá agora no dia 30/01/2012.
    Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
    Pode ser um pequeno comentário, pois os critérios de avaliação são:
    a repercussão do texto e os comentários.
    Será que vc pode me dar uma força?
    Conto com a sua ajuda!
    Qualquer problema, postei também o link no post do meu blog, é só ir lá e clicar (http://ler-com-prazer.blogspot.com).
    Obrigada!Paz e Luz!
    Esse é o link:
    http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576

    ResponderExcluir
  2. Oi, bacana pensar que tem muitas pessoas pensando em educação}!!!
    estou fazendo um sorteio SEBO SORTEIO, dois livros bacanas que tem o foco em educação
    Quem ama educa
    e
    Pais brilhantes e professores fascinantes

    www.sublimeamordedeus.blogspot.com
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Del, fui lá e comentei o texto. Belíssimo por sinal! Parabéns!

    Tatiana, muito obrigada pela visita será um prazer visitar teu blog! Beijos no coração!

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!