A pesquisa e a formação do Pedagogo.

Olá,

Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma experiência muito gratificante.

Estou participando do Projeto de Iniciação Científica da Universidade onde estudo, a Veiga de Almeida, e nos dias 20 e 21 deste mês, no Encontro de Educação realizado pela Coordenação do Curso de Pedagogia, eu e minha parceira Rosana Leitão, tivemos a oportunidade de apresentar uma prévia da pesquisa que estamos realizando.
Estamos estudando os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC'S)  que foram escritos nos anos de 2009 e 2010 afim de entender, entre outras coisas, que importância  a pesquisa tem tido no Curso em questão.
Durante a apresentação, falamos sobre os fundamentos Teóricos e Legais que a Pesquisa possui para que sua efetivação seja garantida pelas Universidades de uma forma geral e apresentamos os dados que obtivemos até o presente momento. O resultado final, será apresentado em Novembro no Campus  da Tijuca.











Estou compartilhando, este ocorrido, com vocês, pois senti a necessidade de ressaltar, mais uma vez, a importância da pesquisa para o fazer docente aqui no blog e para comunicar que durante algumas semanas estarei falando sobre este assunto lá no blog EDUCAÇÃO EM FOCO (que por sinal está muito crescendo consideravelmente, corre lá).

Gostaria também de utilizar este espaço para agradecer à Doutora Rosane B. Marendino, nossa professora e orientadora, que nos propôs a participação neste projeto. 


Neste mesmo dia tivemos uma Palestra, com a Doutora Carlota Boto, professora da USP (Universidade de São Paulo) - Arqueologia do Ensino Público no Brasil: ideias, Pensamentos e Legislação. Que foi, sem dúvida, uma palestra muito interessante. 
Durante as considerações da Doutora pudemos conhecer e identificar como o processo de educação foi se efetivando no Brasil e esse fato ,acredito eu, é a chave para entendermos a realidade atual da educação e da formação dos professores em nosso país.



Enquanto isso...

           Aqui no blog Educar para transformar estarei falando sobre A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A EDUCAÇÃO.

Espero que vocês gostem  e voltem sempre que puderem para ver as novidades  


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Fico imaginando vc defendendo seu trabalho... adoro!
    Parabéns pelas conquistas!
    Bjks ♥

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhoso trabalho. Parabéns, minha querida amiga.
    Sucesso!!!
    1001 Beijosss

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!