O PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: PEDAGOGIA HOSPITALAR


Olá queridos, 
Como eu havia dito na semana passada esse semana iremos falar um pouquinho sobre o que é e como ocorre o trabalho do pedagogo em espaços não escolares. Iniciaremos falando sobre o Pedagogo e a pedagogia Hospitalar. Espero que gostem e que este post traga novos conhecimentos informações para todos vocês. 

 O PEDAGOGO E A PEDAGOGIA HOSPITALAR

A Pedagogia Hospitalar é resultado de alguns estudos acadêmicos que se realizam desde o início do século XXI. Estudos esses que se preocuparam em direcionar atenção às crianças hospitalizadas. Isso ocorre, pois, durante a Guerra Mundial a presença da escola dentro dos hospitais foi de grande importância, visto que neste período um número muito alto de crianças e adolescentes atingidos e mutilados, estavam proibidos de ir à escola. Diante desse fato alguns médicos se engajaram incentivando o atendimento dessas crianças através de classes hospitalares.

Atualmente a proposta da Classe Hospitalar é dar continuidade às atividades escolares das crianças e adolescentes internados, cuidando para que haja interação harmoniosa entre as ações educativas a serem realizadas e a realidade hospitalar.
E é exatamente neste ponto que entra a figura do pedagogo. Ele será o responsável por organizar essas ações educativas dentro do hospital de forma a contemplar tanto as necessidades do aluno estudante, quanto as necessidades do aluno cliente. Cuidando para que uma atividade não impeça o andamento da outra.
Dentro do hospital estão sob a responsabilidade do pedagogo as seguintes modalidades:

3.1.1     Prática multisseriada

O pedagogo utiliza um espaço na unidade de cirurgia pediátrica como sala de aula. Os alunos são agrupados por  ciclo/série com aulas simultâneas.


3.1.2  Prática individual de leito

google imagens

Trabalho realizado no serviço de emergência clínica. Busca dar continuidade aos estudos das crianças em convalescença com o objetivo de garantir o direito à continuidade escolar.



3.1.3     Situação de isolamento

Este atendimento é realizado na infecto pediatria. Nesses casos há necessidade de paramentação e desinfecção do professor  e dos materiais a serem utilizados.

3.1.4     Classe Hospitalar

google imagens
A mais comum, refere-se à escola no ambiente escolar. Atende casos de longo tratamento ou em casos de imunidade.

3.1.5     Recursos diversos:

Brinquedoteca, decoração do ambiente, oficinas, orientação familiar, projetos. Entre outros.


Vale ressaltar, porém, que o trabalho da Pedagogia Hospitalar dependerá da disponibilidade do hospital, em termos de espaço físico e o tipo de convênio firmado. O que não muda é o fato de que em todo hospital a enfermidade significa no organismo certa ruptura, o que também resulta impedimentos nos mecanismos geradores de adaptação. Fato que deve ser observado.
Caberá, portanto à Pedagogo Hospitalar efetivo envolvimento com o doente, modificação os ambientes de interação, trabalho com programas adaptados às capacidades e disponibilidades do enfermo, e estar sempre atento às modalidades de ação e intervenção.
Atuação do pedagogo neste espaço está em processo de conquista. E sem dúvida é uma reforçada contribuição ao trabalho multi/interdisciplinar no contexto hospitalar. A ele como participante desse processo, não cabe postura estanque, pelo contrário precisa sempre construir novos conhecimentos para abrir novos horizontes.

Ainda há muito para descobrirmos
 sobre a pedagogia hospitalar
Espero que tenham gostado
Até semana que vem...
O pedagogo e a pedagogia Social de Rua!
Abraços 


Fonte:  

ANDRADE, Tatiane. (2009) As atuações do Pedagogo em Classe Hospitalar. Acedido em 25/03/2001 em:http://www.webartigos.com/articles/25436/1/As-Atuacoes-do-Pedagogo-em-Classe-

MATOS, Elizete Lúcia Moreira & MUGIATTI. Margarida Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. 3ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Vanessa lindaaaaaaaaaaaaaa, passando pra te desejar uma linda e abençoada Páscoa!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!