E para começar com louvor este novo mês do ano de 2013, que tal pensarmos um pouco sobre a Cidadania? O texto que segue é de Terezinha Azerêdo Rios e foi publicado na Revista Nova Escola.
A ESCOLA E A CIDADE
Terezinha Azerêdo Rios
Consulto o dicionário: "Cidadão:
1. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no
desempenho de seus deveres para com este. 2. Habitante da cidade". Passo
para o verbete Cidade e
encontro uma citação do arquiteto Lúcio Costa (1902-1998): "É a expressão
palpável da necessidade humana de contato, comunicação, organização e troca -
numa determinada circunstância físico-social e num contexto histórico".
Vou ao livro De uma Vez por Todas, do poeta amazonense Thiago de Mello, e leio Cidadania: "Cidadania é
dever de povo./ Só é cidadão/ quem conquista o seu lugar/ na perseverante luta/
do sonho de uma nação./ É também obrigação:/ a de ajudar a construir/ a
claridão na consciência/ de quem merece o poder./ Força gloriosa que faz/ um
homem ser para outro homem/ caminho do mesmo chão,/ luz solidária e
canção".
Procuro, então, trazer para a escola as formas
diferentes de definir os conceitos, uma vez que, nas propostas ali elaboradas,
há sempre o objetivo de formar cidadãos, ou seja, os habitantes de nossas
cidades. Qual a responsabilidade da instituição na construção da cidade, na
configuração que se quer dar a ela e na articulação com os projetos propostos
pelo Executivo municipal? Será mais desafiador se considerarmos, como o
pensador italiano Antonio Gramsci (1891-1937), que o papel da escola é o de
formar governantes. Para ele, o cidadão com consciência de seus direitos e
deveres, que amplia seu conhecimento do mundo e de si mesmo e procura intervir
de maneira crítica e criativa na construção do contexto em que vive e ao qual
pertence, terá a possibilidade de ocupar o lugar de representante de sua
comunidade, de sua cidade e de seu país.
O educador mineiro Neidson Rodrigues (1942-2003) afirma
que a escola cumpre sua missão política não quando elabora no seu interior um
discurso sobre a política, mas quando, por meio da prática educativa, prepara
"o cidadão para a vida da pólis, para a vida política, isto é, para a
compreensão da totalidade social onde ele está inserido". O cidadão
somente se sentirá dono do espaço em que vive se aprender a construí-lo. E
promover esse aprendizado é uma das nossas tarefas mais importantes como
educadores. É o que vemos apontado por Gramsci e encontramos no poema de Thiago
de Mello, no qual somos levados a explorar outro conceito, também ligado ao de
cidadania: o de democracia. Ele diz respeito à criação e manutenção da vida
comum com dignidade, igualdade no convívio das diferenças e a possibilidade de
desenvolvimento das capacidades de todos.
Tenham uma boa semana
Vanessa Vieira
1 Comentários
Olá Multiplicadora Vanessa, boa tarde! Felicidades pra sua família!
ResponderExcluirParabéns, seu blog e você são destaques no Educadores Multiplicadores por ter contribuído à educação. Link abaixo:
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2013/04/educadores-multiplicadores-de-mes-de.html
Caso queira pegar o selo que caracteriza o destaque, fique a vontade. Lembramos que colocar o selo do “Top Caneta de Ouro” e/ou “Top comentarista” é opcional.
O EDUCADORES MULTIPLICADORES e o MARQUECOMX agradecem pela amizade e confiança em nosso projeto, que é de todos nós.
Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.
IRIVAN
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