Ser cidadão!!

E para começar com louvor este novo mês do ano de 2013, que tal pensarmos um pouco sobre a Cidadania? O texto que segue é de Terezinha Azerêdo Rios e foi publicado na Revista Nova Escola.


A ESCOLA E A CIDADE

Terezinha Azerêdo Rios


Consulto o dicionário: "Cidadão: 1. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. 2. Habitante da cidade". Passo para o verbete Cidade e encontro uma citação do arquiteto Lúcio Costa (1902-1998): "É a expressão palpável da necessidade humana de contato, comunicação, organização e troca - numa determinada circunstância físico-social e num contexto histórico". Vou ao livro De uma Vez por Todas, do poeta amazonense Thiago de Mello, e leio Cidadania: "Cidadania é dever de povo./ Só é cidadão/ quem conquista o seu lugar/ na perseverante luta/ do sonho de uma nação./ É também obrigação:/ a de ajudar a construir/ a claridão na consciência/ de quem merece o poder./ Força gloriosa que faz/ um homem ser para outro homem/ caminho do mesmo chão,/ luz solidária e canção". 

Procuro, então, trazer para a escola as formas diferentes de definir os conceitos, uma vez que, nas propostas ali elaboradas, há sempre o objetivo de formar cidadãos, ou seja, os habitantes de nossas cidades. Qual a responsabilidade da instituição na construção da cidade, na configuração que se quer dar a ela e na articulação com os projetos propostos pelo Executivo municipal? Será mais desafiador se considerarmos, como o pensador italiano Antonio Gramsci (1891-1937), que o papel da escola é o de formar governantes. Para ele, o cidadão com consciência de seus direitos e deveres, que amplia seu conhecimento do mundo e de si mesmo e procura intervir de maneira crítica e criativa na construção do contexto em que vive e ao qual pertence, terá a possibilidade de ocupar o lugar de representante de sua comunidade, de sua cidade e de seu país. 

O educador mineiro Neidson Rodrigues (1942-2003) afirma que a escola cumpre sua missão política não quando elabora no seu interior um discurso sobre a política, mas quando, por meio da prática educativa, prepara "o cidadão para a vida da pólis, para a vida política, isto é, para a compreensão da totalidade social onde ele está inserido". O cidadão somente se sentirá dono do espaço em que vive se aprender a construí-lo. E promover esse aprendizado é uma das nossas tarefas mais importantes como educadores. É o que vemos apontado por Gramsci e encontramos no poema de Thiago de Mello, no qual somos levados a explorar outro conceito, também ligado ao de cidadania: o de democracia. Ele diz respeito à criação e manutenção da vida comum com dignidade, igualdade no convívio das diferenças e a possibilidade de desenvolvimento das capacidades de todos.

Tenham uma boa semana
Vanessa Vieira





1 comentários :

  1. Olá Multiplicadora Vanessa, boa tarde! Felicidades pra sua família!

    Parabéns, seu blog e você são destaques no Educadores Multiplicadores por ter contribuído à educação. Link abaixo:

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2013/04/educadores-multiplicadores-de-mes-de.html

    Caso queira pegar o selo que caracteriza o destaque, fique a vontade. Lembramos que colocar o selo do “Top Caneta de Ouro” e/ou “Top comentarista” é opcional.

    O EDUCADORES MULTIPLICADORES e o MARQUECOMX agradecem pela amizade e confiança em nosso projeto, que é de todos nós.

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos