Ler para gerar leituras

Olá pessoal,

Ler, ler e ler... 
Esta é a regra, a palavra de ordem. Não, não me queiram mal, eu também acho a leitura essencial. Mas será que estamos realmente conscientes do que significa ler? Essa é minha preocupação. As pressões são muitas, e diante das pressões os professores assim, como qualquer ser humano, se preocupam com os resultados e os processos, as aprendizagens vão ficando

Vão ficando
vão ficando...
pelo caminho!!!

Falando sério!!!! Ler bem é ter prazer no que se lê. Se não, não há sentido, não há vida na letra, por mais que a letra tenha e traga consigo a vida. Como ensinar a ler e escrever bem, se eu não leio e nem escrevo bem. E mais, se eu tenho medo de escrever os relatórios, as atas, e tantos outros documentos que me são solicitados? Será que eu vou bem com as letras e com a leitura?

Não condeno ninguém, veja bem. Estou só colocando os pingos nos "is", nos meus pelo menos. Temos que assumir nossas falhas sim, porque depois abrimos os caminhos para novas possibilidades. 

É! eu sofro na pele o que agora falo, as cobranças são grandes, e os meus ainda não despertaram para a beleza das letras. mas eu não desisto. Sabe o que mais me alegra? Saber que amo as letras que ensino e saber que quando elas atingirem o coração o amor será platônico. 

Já vou indo, mas antes quero dizer que a leitura está além do papel, porque está também no saber ouvir. Na verdade creio que começa por ai, pelo ouvido. A gente ouve, a gente gosta, e a gente quer ler também.

Vejam o que meus pequenos ouviram:


*JARDIM

Toda rosa colhida
é morta
Plante um jardim
na minha porta

Agora vejam o que eles fizeram com o que ouviram:




A letra é minha, 
o desenho é meu, 
palavras são deles 
e a interpretação...

Agora é com você!!

É assim que vamos gerando leituras!!!


o Texto O jardim é da Escritora Maria de Fátima Monteiro, e foi publicado no livro Voo pela Editora Vidráguas da Escritora Carmen Silvia Presotto, amiga e companheira desse mundo das letras lá no Facebook e no blog Poemando com Pequenos!



Postar um comentário

0 Comentários