90 anos de Dacy Ribeiro na Tv Brasil (hoje)


Olá pessoal, hoje as  18 horas será transmitido pela Tv Brasil um documentário em homenagem aos 90 de Darcy Ribeiro. Para quem já p conhece será um momento de recordação e aprendizagem e para aqueles que ainda não o conheceram um grande encontro. Quem puder não deixe de conferir! 


"Somei mais fracassos que vitórias em minhas lutas, mas detestaria estar no lugar de quem venceu."



Esta frase é de Darcy Ribeiro, um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos, um homem de múltiplos talentos cujo conjunto da obra remete à antropologia, à educação e à literatura. Antropólogo, Darcy passou mais de dez anos entre nações indígenas do interior do Brasil, criou o Museu do Índio e o Parque Nacional do Xingu. Educador, ele desenvolveu projetos voltados à defesa e a melhoria da educação pública, fundou universidades e foi Ministro da Educação.

Ao longo da vida, Darcy Ribeiro publicou mais de vinte livros, foi traduzido em vários idiomas e teve a obra estudada nas principais universidades do mundo. Entre os muitos prêmios e honrarias que recebeu estão os títulos de Doutor Honoris Causa da Sorbonne, da Universidade de Copenhague, da Universidade da República do Uruguai e da Universidade Central da Venezuela.

Para homenagerar os 90 anos de nascimento de Darcy Ribeiro, participam deste programa o jornalista e autor do livro Darcy Ribeiro - Nomes que honram o Senado, Toninho Vaz , o antropólogo e ex-presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, a antropóloga Yvonne Maggie e o senador Cristovam Buarque.
Texto extraído e adaptado do site da TV Brasil

0 comentários :

Postar um comentário

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos