Hábitos prejudiciais
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• Gritar. É importante que o professor evite concorrer com
ruídos que acarretem um aumento no volume (intensidade) da voz (carros, aviões,
retroprojetor, ventilador, entre outros);
• Sussurrar. Essa ação força as pregas vocais;
• Pigarrear – essa ação causa um forte atrito nas pregas
vocais, irritando-as;
• Falar de lado ou de costas para os alunos. Quando fazemos
isso, a tendência é aumentarmos o volume (intensidade) vocal;
• Falar enquanto escreve na lousa. Isso faz com que o
professor tenha que aumentar o volume (intensidade) de sua voz e que aspire o
pó de giz;
• Chupar uma bala forte quando estiver com a garganta
irritada. Isso mascara o sintoma e o professor tende a forçar a voz sem
perceber. Quando o efeito da bala passa a irritação na garganta aumenta;
• Roupas pesadas e que apertem a região do pescoço e abdômen
Hábitos saudáveis
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• Beber regularmente água, em pequenos goles, quando estiver
dando aulas. A água hidrata as pregas vocais;
• Articular bem as palavras;
• Evitar o contato direto com o pó de giz. Quando for apagar
a lousa afaste o rosto e evite espalhar o pó, usando o apagador no sentido de
cima para baixo;
• Manter uma alimentação saudável e regular. Evite alimentos
“pesados” no período que você estiver dando aulas;
• Evitar o café e bebidas gasosas, principalmente para os
professores que têm refluxo. Essas substâncias irritam a laringe.
• Não fume. O cigarro irrita a laringe e aumenta a chance de
câncer de laringe e pulmão;
• Coma uma maçã – ela é adstringente, ou seja, limpa o trato
vocal e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das
palavras;
• Na hora de acordar e levantar da cama espreguice e faça
alongamentos tentando relaxar;
• Durante o banho, deixe a água quente cair nos ombros,
fazendo leves movimentos de rotação com a cabeça e ombros. Isso ajuda a
diminuir a tensão do dia-a-dia;
• Na sala de aula, utilize recursos que aumentem a
participação dos alunos e ajudem a poupar sua voz;
• Utilize alguns intervalos para descansar a sua voz;
• Com orientação fonoaudiológica, faça exercícios de aquecimento
e desaquecimento vocal;
• Consulte o serviço de fonoaudiologia e faça uma avaliação
vocal.
Extraído: Sinpro-bau
1 Comentários
Oi Vanessa, eu uso microfone pra dar aula, pq tenho um probleminha nas cordas vocais.
ResponderExcluirEu sigo as dicas e tudo o mais, mas se falo muito (o que é normal...rsrsr), minha voz vai afinando, afinando até sumir....
Excelente post, parabéns por abordar um assunto tão importante para nós, professores.
Bjus, Genis
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