Pnaic, você já conhece?


Olá  pessoal,

Um novo programa está em processo de crianção pelo MEC e como o assunto é alfabetização eu não poderia deixar de trazê-lo aqui. Sem criticar, sem defender, apenas para que nós enquanto professores possamos começar a pensar e dar nossas opiniões. 


O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, dia 5, portaria no Diário Oficial da União estabelecendo as regras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O programa que será lançado em breve tem como objetivo garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. Redes municipais e estaduais terão que aderir ao programa para poder receber recursos e o apoio técnico do MEC.


Entre as ações previstas no programa estão a capacitação dos professores alfabetizadores, o pagamento de bolsas aos docentes e a distribuição de materiais didáticos específicos para alfabetização. Outra medida será a criação de uma prova que será aplicada a todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental para medir o nível de alfabetização.

Até hoje o País não tinha um exame oficial para medir se as crianças estavam sendo alfabetizadas ou não na idade correta. Iniciativa semelhante já foi feita pelo Movimento Todos pela Educação que, em 2011, aplicou a primeira edição da Prova ABC. Em caráter amostral, o exame apontou que mais de 40% dos alunos que concluíram o 3° ano do ensino fundamental não tinham a capacidade de leitura esperada para esse nível de ensino.

As duas avaliações aplicadas atualmente pelo MEC aos alunos do ensino fundamental não aferiam essa informação. A Prova Brasil tem como público-alvo os alunos do 5º ano do ensino fundamental. Já a Provinha Brasil, aplicada no 2º ano, era uma ferramenta de uso interno das escolas para que cada professor pudesse acompanhar o desenvolvimento dos estudantes. Com o Pnaic, as escolas deverão informar ao MEC os resultados da Provinha a partir de um sistema que será desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Fonte: Site Último Segundo



Meus questionamentos?

*Será que mais um programa de avaliação é o caminho correto?
*Será que todas as crianças tem condições de serem alfabetizadas até os 8 anos de idade?
*Qual é o significado de alfabetização para o Pnaic, para o MEC, para os professores, para o Brasil ???
*Essa prova que será aplicada levará em conta as diferentes realidades das escolas de nosso país?
*Como o governo pretende garantir que os professores capacitados pelo programa permaneçam nas *séries de alfabetização? ( pergunto, porque muitos dos professores treinados pelo PROFA fizeram o curso e nos anos seguintes foram direcionados, ou eles mesmos decidiram atuar em outro segmento, em outros anos). 

Gostaria de deixar claro que estou entrando agora em contado com o assunto e que todas os questionamentos que aqui apresentei buscarei responder assim que mais notícias e publicações forem feitas acerca do referido programa. De qualquer forma ficam as indagações.




0 comentários :

Postar um comentário

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos