Olá queridos. Como vocês puderam perceber deixei em aberto durante toda a semana, a discussão sobre o Currículo na Educação Infantil e gostei bastante do resultado obtido. Muito obrigada a todos que comentaram.
Mas creio que se estamos questionando, também devemos dar soluções. E é exatamente isso que me propus a fazer durante a semana que segue. Cada dia da semana postarei aqui uma característica, ou melhor um aspecto, que devemos observar quando nos propomos a pensar em um currículo para Educação Infantil. Farei isso baseada em estudos realizados no RECNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil).
Mas antes de começarmos a tratar dessas características, creio ser importante esclarecermos o que é na realidade esse tão falado Currículo.
Mãos à obra.
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Pensando de forma bem resumida, podemos dizer que o Currículo é a organização do conhecimento escolar. Segundo Jameson Hicks, a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola. Ou seja, todas as ações e resultados planejados pela equipe escolar.
Assim, "de forma ampla ou restrita, o currículo abrange todas as atividades desenvolvidas dentro da escola. E, segundo César Coll " as atividades educativas escolares correspondem à ideia de que existem certos aspectos do crescimento pessoal, considerados importantes no âmbito da cultura do grupo, que não poderão ser realizados satisfatóriamente, a menos que seja fornecida uma ajuda específica, onde sejam exercidas atividades de ensino especificamente pensadas para esse fim. São atividades que correspondem a uma finalidade e são executadas de acordo com um plano de ação determinado. Isto é, estão a serviço de um projeto educacional!"
"A primeira função do currículo, sua razão de ser, é a de explicitar o projeto que preside as atividades educativas escolares.
Enquanto projeto o currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, um ajuda para o professor. E é exatamente por isso que não pode limitar-se a enunciar uma série de intenções, princípios e orientações gerais que sejam escassas ou nula ajuda para os professores. O currículo deve levar em conta as condições nas quais o projeto será realizado, situando-se justamente entre as intenções, princípios e orientações gerais e a prática Pedagógica."
Resumindo... Pensamos no currículo quando pensamos nas disciplinas e na direção que daremos a elas durante o ano letivo e também quando pensamos nas atitudes e habilidades que almejamos ser alcançadas pelos alunos, ou seja, quando pensamos em sua formação pessoal e social.
Texto extraído de CURRÍCULO ESCOLAR
IMPORTANTE: Currículo X Matriz curricular
O curriculo são as ações pensadas, está no campo das ideias, sua materialização se dá através das matrizes curriculares, Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e demais projetos de ensino!
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