Elementos Básicos para uma Sala de Educação Infantil.

Por muito tempo a Educação Infantil (creche: 0-3; pré-escola: 4-6), não teve o seu valor reconhecido. Sabemos que isso ocorria por vários motivos. Dentre eles o fato de nosso pequeninos serem vistos 'apenas' como adultos em miniaturas.

O tempo foi passando, figuras como ROUSSEAU, apareceram e essa visão vou mudando. As crianças começaram a ser vistas realmente como criançsa e por tanto direitos foram a ela concedios por isso...

MAs não parou por ai... Nossas crianças começaram sim a ter direitos, mas a escola, demorou a entendê-los. Até pouquíssimo tempo, e agora falo especificamente dos direitos educacionais de uma criança, creches e pré-escolas eram vistas apenas como lugar de cuidar. Ali as crianças eram 'depositadas' enquanto seus pais trabalham. As pessoas que ali trabalhavam naõ precisavam de qualificação, pois apenas cuidavam desses pequeninos.

Atualmente, porém, essa visão mudou. A espaço da educaçõ infantil, ALÈM de cuidar tem o DEVER de estimular esse aluno à desenvolver habilidades que o ajudem a se desenvolver como um todo, ou seja, além de cuidados a criança deve também receber EDUCAÇÂO, no sentido mais amplo da palavra.

E é por isso que resolvi colocar aqui algumas dicas sobre "elementos que naõ podem faltar nesse ambiente para que nosso pequeninos se desenvolvam amplamente...

Pois bem!!!!!!



CANTINHO DA LEITURA

Mesmo sendo tão pequeninas, não podemos menosprezar as habilidades de nossa crianças... Crie em sua sala de aula um cantinho da leitura, lá disponibilize uma grande variedade de livros e deixe que seus alunos manuseiem... Com certeza eles irão gostar!!!


Na sua rotina semanal, ou diária, estabeleca um momento para contação de histórias, tanto por você quanto por eles. Peça que recontem histórias contadas por você...

Explique a eles a importancia do cuidado com os livros e peça que ajudem a tomar conta dos mesmos pois além de seu valor Cultural eles pertecem a toda a turma.

 HORA DA BRINCADEIRA 
 
Esse momento é um dos mais prazeros e também aquele que exije bastante cuidado, para que não se torne simplesmente algo sem planejamento. 
É importsante resrvar um tempo diário para que os alunos 'brinquem'. Afinal nossos pequeninos não conseguem se manter atentos por mais que 15, 20 minutos seguidos.

Tenha na sala brinquedos de encaixe, montagem, lógica, deixe que os pequeninos  os mauneseim. Saiba dosar o tempo em que eles estarão envolvidos nessa atividade, pois se for demorada esta atividade pode perder o sentido e a sala virar uma completa desordem... 

É importante permitir também que os alunos escolham suas próprias brincadeiras. Nessa hora entra em cena a sua observação . É o momento no que você pode utilizar para obserar a socialização entre os alunos. Como eles resolvem as situações de conflitos que em se envolvem. Este é um momento muito importante e também dever ser feito com planejamento prévio, embora a brincadeira seja escolhida pelos próprios alunos.



 CANTANDO E APRENDENDO

A música é muito importante nesse período escolar. Através dela a criança pode desenvolver diversas habilidade que lhe serão muito úteis no futuro.

Assim sendo deve-se separar cuidadosamente um período para a mesma. É importante ter em mente que não basta apenas selecionar algumas canções e e entoá-las com os alunos, é preciso que você separe um tempo para trabalhar com os pequeninos alguns dos elementos que compõe a música, tais como, ritmo, tempo... Generos musicais entre outros.



*******************************************************************************

Tenho certeza que ainda há muitos outros elementos que se fazem importante para que Nossas Crianças sejam bem atendidas. Mas por enquanto ficarei com esses três, os outros serão mostrando ao longo desse ano através de artigos, sugestões de atividades, entre outros. Prrtanto querido leitor esteja antento. Dê sujestões, Faça sua critica, isso me ajudará bastante!!!
Abraços Fraternos
Vanessa Vieira






Postar um comentário

0 Comentários