Natureza é vida, vida que refaz!"

Natureza, água, reflexão sobre o meio ambienta. educação Ambiental, preservação


Hoje gostaria de conversar com vocês sobre o Meio Ambiente. Não sou formada em ciências e também não totalmente letrada nestas questões, por ser este um espaço de reflexão creio que seja essencial compartilhar com vocês minha percepção sobre o tema. 

Há um mês, mais ou menos, iniciei um curso sobre Alfabetização Ciêntífica. O Curso é baseado nas considerações feitas pelo Professor Aticco Chassot em seu livro Alfabetização Científica. E dentre muitas questões abordadas tanto no livro quanto no curso uma que vale muito a pena ser ressaltada aqui é exatamente a questão do "domínio" das ciências.

Não se assustem com a palavra domínio, quando a menciono desta forma estou querendo dizer da necessidade ressaltada nos dois trabalhos, de que nós enquanto  cidadãos conheçamos com propriedade os porquês das ciências que estão diariamente em nosso dia. Que, de fato, deixemos espaços em nossas casas, comunidades e escolas principalmente, para que elas sejam vistas de forma ampliada, contextualizada e significativa.

Mas, por que falar sobre Ciências às vésperas do dia 5 de junho. Mais um "clichê"? 

Pode ser que sim e pode ser que não. Depende da forma que eu e você agiremos depois desta nossa conversa.  No meu caso escolhi este dia, por ser um dia voltados às reflexões e, que portanto,  é requeridamente um dia a partir do qual se espera mudanças... E você!?Pensou o que fará com esta informação?

Será que já paramos para pensar que nós também somos a natureza? Às vezes penso que isso foi esquecido. Fomos construindo nossas casas, criando nossas leis,  nossos gados e terras, e esquecemos de cuidar da natureza, da nossa natureza de estar e fazer farte deste ambiente que tanto falamos, mas pouquíssimas vezes consideramos como algo ao qual pertencemos. vejo muitos estudos falando sobre o ambiente como algo a parte de nós. E penso que seja por isso que estejamos enfrentando tantos probemas com nosso planeta. afinal, quando sentimos que pertencemos á algum grupo, ou quando temos algo nosso, por "natureza" nossa opção é cuidar, zelar... Percebem!?

Ouvi uma música do grupo Palavra Cantada esta semana (A grande história da água)  que muito me fez refletir. Ela diz assim.:

"Natureza é vida, vida que há nós
Que há em nossos país e nossos avós
Natureza é mais que plantas e animais
É upura vibração que se refaz"

Será que é desta maneira enchergamos e vivemos em nosso ambiente?  Deixo aqui a reflexão. 


Segue o vídeo com a música completa. 




Abraços
Vanessa Vieira

Postar um comentário

0 Comentários