Sobre ler e escrever



O que é ensinar língua portuguesa 
para pessoas que já sabem falar o português?




O parágrafo abaixo foi  retirado do livro Alfabetização e Linguística de Luis Carlos Cagliari que há pouco comecei a ler. Resolvi compartilhá-lo, pois fiquei muito irrequieta com a pergunta que o autor faz no final do parágrafo, esta que coloquei no início do post. 

Quando deparei-me com a pergunta várias suposições e questionamentos vieram-me a mente. e cheguei a conclusão de que esta é uma das peguntas centrais par que possamos entender e fazer ter sentido o estar como educador nas salas de alfabetização.

Veja o parágrafo escrito pelo autor:


"A escola moderna se envolveu num emaranhado de teorias e métodos, mas afastou de fato a realidade de seus alunos. O que faz a escola? Creio que nem ela própria sabe explicar. É preciso recuperar o fio da meada e começar a tecer de novo , não ao acaso, nem de maneira mais complicada do que o próprio mundo, mas na justa medida das coisas. Por exemplo, ensinar língua portuguesa é ensinar língua portuguesa e não fazer disso um campo de prova de teorias ou hipóteses psicológicas, pedagógicas ou seja lá o que for. Mas o que é ensinar língua portuguesa para pessoas que já sabem falar o português?"

CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetização  & Linguística. São Paulo; Scipione: 2009

Vamos tentar responder a pergunta? Diz aí,  qual é a tua opinião?


Aguardo sua participação
Vanessa Veira


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Olá Multiplicadora Vanessa, estamos aqui para informar que conforme as regras da parceria, seu blog é um dos 10+ que mais comentou nas postagens do blog Educadores Multiplicadores/Marquecomx. Logo, seu blog é destaque em nosso “Top Comentarista” do mês de agosto. Parabéns!

    Multiplicadora, deixo o link da postagem que escrevemos, destacando você e seu blog:

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/12/multiplicadores-top-comentarista-do-mes.html

    Obrigado por tudo e Um Feliz e abençoado Natal para você e sua Família.

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    ResponderExcluir
  2. Passa lá no blog http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br
    Tem selinho de Natal para você.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!
    Seu trabalho cada vez mais iluminado e com bons conteúdos.Parabéns e que continuemos com muita saúde,paz,amor e sucesso em 2013.Dedico a vc o selinho especial de Natal que fiz com carinho para cada amigo da blogosfera.Mundo encantado de belas pessoas que Deus tem colocado no meu caminho.
    LINK PARA O SELINHO:
    http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/12/especial-de-natal-selinho-para-voce.html
    Bjos e até mais!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Para mim, não faz sentido sobrecarregar os alunos com metalinguagens que os afastem do essencial: a palavra (escrita e falada). Logo, o que importante é educar para a autonomia em liberdade. Como? Orientando para a aquisição de estratégias de leitura e fazendo adquirir técnicas de escrita. Ler e escrever (com qualidade) bem são bens inestimáveis que valorizam socialmente o indivíduo.
    Claro que é mais fácil dizer do que fazer, mas centrar a nossa ação de professores em objetivos que levem os alunos à ação ("Faço, logo aprendo!") pode ser um ponto de partida essencial!
    Abraços.
    António Pereira

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!