Boas lembranças

Último Desfile que participei
Pelo Colégio m. Paulo Freire
Novembro -2008

Gente, como é bom quando lembramos coisas boas... Esta semana tive momentos assim e foi bem interessante.

Como vocês sabem eu fiz o Curso Normal e formei-me em 2008. Há quatro anos trabalho como professora na prefeitura de meu município e estou muito feliz com o que tenho conquistado em minha profissão.

Como vocês devem saber também muitas pessoas acreditam que o curso normal já está extinto e que a formação oferecida por lá não supre as necessidades da educação que queremos para os nossos dias. Mas, eu venho com um pensamento diferente. 




Sei exatamente como os professores da escola onde estudei o Colégio Municipal Paulo Freire, fizeram diferença em minha formação. Foram o norte que precisei ter durante todo o meu curso de graduação. Enquanto eu já tinha visto a maior parte dos assuntos e conseguia aprofundar-me nas questões propostas, meus colegas, que foram direto para a graduação, ficavam perdidos buscando caminhos para suprir o conhecimento que infelizmente o tempo das aulas na faculdade não lhes permitiam e muitos até, sem o norte necessário para procurar aprofundamento sozinhos. 

O meu curso fez e está fazendo a diferença!

Mas retornando às lembranças... 

Seis (6) turmas já foram formadas pela escola onde estudei, isso mesmo ela é recente, e no  dia 6 de novembro deste ano, houve na escola a cerimônia de troca das estrelinhas, uma festividade pela semana do normalista,  onde os alunos do curso trocam entre si as estrelinhas ( broche) que identificam o ano de escolaridade, 1º, 2º, 3º ou 4º. ( veja o detalhe das estrelinhas na bandeira aqui embaixo).

Bandeira do Curso Normal - Colégio Municipal Paulo Freire

Este ano para compor a cerimônia a escola convidou seis alunos, um de cada turma já formada, para trocar experiências com os alunos que ainda estão em curso. Eu fui agraciada com este convite e  fiquei muito feliz em rever meus colegas e verificar através de suas falas como o Curso influenciou e tem influenciado em suas práticas, agora que são professores.  

Tive o prazer de ficar até o final da cerimônia e foi lindo de ver a emoção com que os alunos participaram de cada momento do evento. Uma troca que valeu muito!

Compartilho com vocês este fato, pois não posso continuar omitindo que há pessoas que fazem a diferença. e que o curso normal ainda tem feito a diferença em muitos lugares e que de fato ele não está extinto. Vejam o trabalho da professora Suely Aymone, ( aqui e aqui ) lá no Rio Grande do Sul... 

Tem gente lutando pela educação de nosso país e lutando para fazer o melhor. Isso não pode ser simplesmente ignorado!

É por isso que agradeço publicamente à Professora Amara Regina diretora do  Colégio Municipal Paulo Freire a todos os professores do Curso Normal e especialmente à professora Cátia Cristina pelo convite. Estes Professores  vem fazendo diferença na educação de nosso município.

Minhas saudações a todos os alunos da escola e aos meus colegas Ricardo ( 1ª turma) , Anderson (2ª turma) Inês ( 4ª turma), Karla (minha irmã 5ª turma) e a Jéssica ( 6ª turma) pela diferença que vêm fazendo nos caminhos que têm seguido dentro da educação.


ao lado da bandeira Ricardo, na sequência em baixo Anderson,
Jessica, Eu, Karla e Inês.


Emoção de demais pessoal, por isso compartilho aqui! .))


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Parabéns meu amor pela profissional que és.

    Boas lembranças sempre agregam novos sonhos e novos desafios. Me orgulho de você, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ildo!
      Coisa boa ter tua companhia!

      Beijos!!!
      (=

      Excluir
  2. Vanessa!

    É isso mesmo: a gente sabe como é importante o ensino médio curso normal que muitos insistem em "enterrar"!!!

    Ler teu texto nos fortalece como professores que acreditam que o curso normal faz a diferença, sim, na formação de professores da educação infantil e dos anos iniciais!

    É muito bom saber que temos "uma rede" no Brasil que luta por educação de qualidade!

    Nossa escola tem mais de cinquenta anos dedicados à formação de professores... continuamos sonhando e nos movimentando para que as crianças tenham professores e professoras apaixonad@s, competentes, criativ@s, alegres, ousad@s!!!

    Como tu!

    Pra nós, é um privilégio conviver contigo, aprender contigo, nos contagiar com teu entusiasmo!!!

    Obrigada pelas palavras carinhosas!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, isso! Suely.
      Vamos sonhar juntos!
      Que coisa boa ter tua leitura e poder acompanhar teu trabalho!

      Um beijo!

      Excluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!