Você sabia?


Olá pessoal,

Hoje gostaria de conversar com vocês sobre a Língua Brasileira de Sinais. Sempre tive curiosidade sobre esta língua e neste semestre estou aprendendo seus fundamentos. Já sabia de sua importância, principalmente em ambientes escolares, mas agora tenho mais ciência ainda de como é importante que todos saibam.



Há dez anos a Lei  10.436 foi promulgada tornando a  LIBRAS oficial. Três anos depois tivemos a publicação do Decreto 5626/2005 que  regulamenta esta lei. Sobre este decreto gostaria muito de compartilhar com vocês o Art. 9º


Art. 9o  A partir da publicação deste Decreto, as instituições de ensino médio que oferecem cursos de formação para o magistério na modalidade normal e as instituições de educação superior que oferecem cursos de Fonoaudiologia ou de formação de professores devem incluir Libras como disciplina curricular, nos seguintes prazos e percentuais mínimos:

        I -  até três anos, em vinte por cento dos cursos da instituição;
        II -  até cinco anos, em sessenta por cento dos cursos da instituição;
        III -  até sete anos, em oitenta por cento dos cursos da instituição; e

        IV -  dez anos, em cem por cento dos cursos da instituição. 

E então... Dez anos depois... Será que temos esta Língua 100% difundida em nosso país? Por certo que não, mas já tivemos grandes avanços. Diversas Universidades já incluíram a LIBRAS em sua Matriz Curricular e com passos pequenos estamos aprendendo a valorizar e respeitar as pessoas surdas/ Surdas. 
Estou compartilhando aqui no blog estes pensamentos, pois creio que nós professores somos agentes de mudança e muito podemos fazer para que esta Língua tenha mais acesso.

Compartilho com vocês também este vídeo. Que foi publicado pela Pantene em um comercial Tailandês. Mesmo sendo um comercial, este vídeo nos faz refletir bastante sobre o respeito, a companhia e a persistência que precisamos e devemos ter uns com os outros. 

Vejam:



E você tem algum acesso à LIBRAS, convive com algum surdo? O que pensa sobre este assunto? 


Registre sua ideia.


Ass.: Vanessa Vieira


Obs.: Post também publicado no blog Educação em Foco

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu sou fascinada pela Libras. Aqui em Goiânia a Universidade Federal de Goiás oferece o curso Letras/Libras, o primeiro curso a nível superior no Brasil. Tal qual a aprendizagem de qualquer língua, não é fácil. Os significados caminham por expressão facial, corporal e outros sinais usando diversas partes de corpo. Enfim, Vanessa, é fascinante!!! Vamos aprender Libras, então, a fundo?!

    ResponderExcluir
  2. Olá Hosamis. Vamos sim. Estou me planejando para fazer essa graduação. inicio agora em agosto um curso aqui na cidade de Cabo Frio. Depois vou procurar meios de fazer essa graduação. =) Essa é uma luta que temos que encarar! Obrigada por sua leitura!

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!