Lendo com prazer


Olá pessoal.

Que alegria estar mais uma vez aqui com vocês! Hoje como ainda estamos de férias, mas já estamos pensando    em nossas atitudes para o ano de 2012 resolvi compartilhar com vocês umas ideias que venho amadurecendo durante algum tempo.



O assunto é a LEITURA. Como fazer para que esta seja prazerosa para os nossos alunos? Ou melhor ainda como entender nós podemos entender que a leitura é importante e que ela tem uma função se em todo o nosso período de formação fomos impostos a leituras clássicas e obrigatórias por conta de nossos cursos?
Uma grande e sério problema não é verdade? Mas, as leituras clássicas estão ai e as obrigatórias são necessárias para que tenhamos um boa base teórica em nossa formação, afinal teoria e prática precisam andar juntas...
Assim, como fazer para que a leitura se torne prazerosa? 

Bom, esta resposta me parece simples e complicada ao mesmo tempo. Simples, porque só entenderemos a importância da leitura quando começarmos a criar o hábito da leitura, E complicado porque não poderemos criar o hábito de leitura se não tivermos o incentivo correto para tal atitude.



Bem, pensando nesse e em outros aspectos, resolvi propor aos meus alunos, aos meus amigos e companheiros de trabalho uma experiência com as Rodas de leituras. Porque elas nos levam a leitura e ao trabalho coletivo. Assim, estimulamos e somos estimulados em todo o momento. 

Iniciarei o trabalho durante este ano e contarei aqui as experiências que for alcançando. E convido você professor a fazer o mesmo. Que tal? 

Você pode pensar assim, mas onde arrumarei tempo para fazer leituras, ainda mais em grupo, Principalmente porque as escolas ainda estão naquele sistema antigo de preenchimento de notas e diários à mão... Bom, o que posso dizer a você, como resposta a esta pergunta é a filosofia que me mantém animada para continuar minha carreira com o magistério. e ela diz o seguinte...

Tempo, nós o fazemos...
E a mudança, para ser significativa 
Precisa começar em nós!

Obrigada pela sua atenção. Espero que muitos clubes de leitura seja criados durante este ano. 
Eu também gostaria também de criar um fórum online para discussões sobre leituras coletivas. Se vocês quiserem participar deixem os comentários aqui. que providencio o grupo e as sugestões. Todos serão bem vindos! 

Para saber mais sobre sugestões de leitura acesse o site  Educar para Crescer

Att,


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Lembro que quando dava aula para o ensino regular (sem ser de inglês) fazíamos a Roda do jornal, a Roda da leitura, o Espaço Filosófico e tínhamos nosso canto da história.
    Era bem legal!
    Agora, como prof de inglês, ainda faço o momento da leitura de gibis e livros em inglês.
    Bjus

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!