Criança de 11 anos lê 224 livros em sete meses - O Globo



o Globo



Waldir Chagas Sidnei de Souza, de 11 anos, foi o campeão de um projeto desenvolvido pela escola municipal rural de São Félix do Araguaia, a 1.159 quilômetros de Cuiabá, ao ler 224 livros em apenas sete meses. “Foi fácil ler todos estes livros porque eu gosto de ler. Mas não imaginei que eu fosse ganhar. No começo eu não estava muito interessado não”, disse ao G1 o menino, que concluiu a 5ª série. O projeto tinha como objetivo incentivar a leitura na escola.
A professora de português Renilda das Chagas disse ao G1 que dentre as obras que fizeram parte do dia a dia das crianças estão literatura infantil, literatura juvenil, gibis e alguns livros mais teóricos. “Não eram livros grossos e na competição os gibis contavam como livros", explicou a professora. Waldir leu 274 obras no total, sendo que 224 eram livros e 50 eram gibis. "O projeto 'Leituras e Resumos' foi desenvolvido com os coordenadores da escola, juntamente com os pais, para motivar as crianças a ler como complemento à disciplina de língua portuguesa”, explicou Renilda.
Waldir afirma ainda que suas obras preferidas são as infantis, em especial os gibis da Turma da Mônica, de Maurício de Souza, no entanto, pontua a vontade de ler alguma coisa sobre aeronáutica, área que sonha atuar no futuro. “Gosto mais de ler gibi, livros que têm ilustrações e poemas. Quando eu crescer quero ser piloto da aeronáutica. Mas ainda não achei nenhum [livro] sobre isso”, destacou o menino. Para a mãe de Waldir, Renilda das Chagas, que é professora do menino e desenvolveu o projeto na escola Nova Suia, o sonho de ser piloto pode estar associado à vontade de um dia andar de avião. “Ele quer ser piloto de avião e acho que o sonho se deve mais pelas coisas que ele vê na televisão, porque ele nunca andou de avião”, disse a mãe.  (Leia mais aqui)

Gente, impossível não compartilhar uma notícia tão espetacular. Não resta dúvida de que quando a gente quer a gente pode, e pode muito... Nossas crianças estão precisando de nossos estímulos, de nossa preocupação... E quando essa preocupação e estímulo acontecem olha só o que colhemos como frutos...

Muitas notícias estão sendo vinculadas sobre a desistência de professores da Educação, sobre a falta de estímulos para que estes prossigam suas carreias... Mas quer estímulo melhor do que este menino? Dinheiro é importante sim, eu sei, você sabe todos sabem... Mas e nós o que temos feito para mudar essa situação... Que movimentos temos feito para Sermos de fato valorizados? Esta é uma questão que precisamos pensar também, caso contrário continuaremos sendo bombardeados, julgados e "poucamente", se é que existe estas palavra, valorizados...

Pense nisso durante essas férias...
Penso no que você, enquanto Educador, pode fazer para mudar esta realidade...

Beijos No coração de Todos
Vanessa Vieira




3 comentários :

  1. Oi amiga,saudades.... faltam dois dias para o novo ano...Desejo a você: 365 dias de Felicidade;
    52 semanas de Saúde e Prosperidade;
    12 meses de Amor e Carinho;
    8760 horas de Paz e Harmonia;
    Que neste novo ano você tenha 2012 motivos para sorrir...
    Beijos
    Paz e Luz !!

    Delfina
    http://ler-com-prazer.blogspot.com
    http://escola-lais-netto-dos-reis.blogspot.com

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos