GESTOR: O PONTO DE REFERÊNCIA DA ESCOLA

"... Quanto ao diretor 
é apenas uma figurinha no meio de tantas, figuras!"


O que vocês acharam dessa fala do Thomas, na crônica de ontem? Eu confesso que fiquei assustada. Primeiramente com a fala do Diretor para o aluno e em seguida porque depois dessa atitude, o "respeito" que era dado a ele (o diretor) se esvaiu. Com uma atitude ele colocou em risco toda a sua autoridade dentro do ambiente escolar.
Será que temos muitos diretores "figurinhas" por ai? Será que é por esse motivo que as escolas andam "mal das pernas"? Como resolver essa situação?
Pois é queridos, sabemos que são muitas as transformações sociais ocorridas em nossa sociedade e sabemos também que essas transformações provocaram mudanças radicais na vida social.  As exigências são outras  e devem ser observadas com atenção.



Diante dessa realidade, é papel do gestor assumir o papel de líder na escola, ele precisa ser visionário das novas tendências da gestão escolar. 
Quando assume o Papel de Líder , o gestor torna-se ponto de referência. É através dele que fluirão os limites e as disciplinas, tão  necessários na escola de hoje. 
Quando o gestor se organiza, delega funções e se mostra preocupado com o desenvolvimento do trabalho da escola, os professores se sentem orientados e dão mais valor ao trabalho que realizam.
Mas aqui há uma questão.

Para promover essa inovação na escola o gestor precisa de orientações e essas orientações só virão através da formação. Falta-nos uma pedagogia  para a gestão da escola, precisamos urgentemente formar gestores  competentes. gestores que tem seu foco voltado para a aprendizagem. Gestores que conhecem profundamente como integrar o processo pedagógico tendo com base o planejamento, o ensino, a aprendizagem e a avaliação.

Na escola onde o gestor é líder, todas as "figurinhas" se tornam ( e se sentem ) importantes. O trabalho da escola flui e gradualmente se caminha para uma escola onde há liderança, respeito, limites, disciplina e acima de tudo compromisso.

Pense nisso!




Postar um comentário

0 Comentários