CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Bom, em primeiro lugar gostaria de dar boas vindas aos novos seguidores! Espero que estejam gostando e que voltem mais vezes! Serão sempre bem vindos!

Então pessoal! Pensei seriamente sobre o assunto da primeira postagem do ano aqui no blog. E depois de algumas idas e vindas decidi falar sobre o Currículo da Educação infantil. 
Trabalhei com esse segmento durante o ano que passou  e entre pesquisas e trabalhos pude concluir que ainda falta muito para alcançarmos os objetivos propostos pelos PCN's , pelos Pesquisadores que se encarregam desse assunto e por que não dizer por nós, Professores e Educadores!
Sabe-se que, embora tenha ganhado outros olhares, a Educação Infantil, em muitos casos, ainda é vista como o local onde as crianças são apenas cuidadas, dando possibilidades aos seus pais de trabalhar, ou então, como momento onde são preparadas para a Alfabetização.  Esquecem-se de que a criança precisa ser preparada para a vida! 
Pois é! Essa é minha justificativa para trazer esse tema para nossa discussão!  O que devemos privilegiar na Educação Infantil? Devemos repensar esse Currículo?

Clique  no link abaixo e dê sua opinião! Registre seus pensamentos na caixa de comentários! Sua contribuição será sempre bem vinda! Abraços!


DÊ SUA OPINIÃO!

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Obrigada pela ajuda Denize! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Amei o novo template do blog, ficou mais slim, gostei!
    Bjkinhas...

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou Genis! Também achei mais simples!Deu suavidade ! rsrs :) Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu acho que a Ed.Infantil é o início de tudo, ainda mais qdo começa lá na creche.
    Vejo pelo José Marcos, seguindo regras, rotinas, brincando e fazendo "atividades", como ele tem desenvolvido!...
    Eu acredito que a EI não é só pra brincar, as "tias" não são babás, como muita gente pensa, são educadoras! Admiro quem trabalha com os pequenos, já trabalhei uns tempos e digo que não é fácil não!!!!
    Bjks.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você Genis! Trabalhar com Educação Infantil não requer gostar muito de crianças e ter disposição para brincadeira! Requer pesquisa e um trabalho muito bem estruturado! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Outra coisa....
    Ainda trabalho com a EI, ministrando Oficina de Inglês e eles adoram!
    Como eles aprendem rápido! Precisa ver... fico toda boba...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela visita no meu blog Vanessa! O meu blog é também de Educação, mas voltado para Pais e mães. Se puder ajudar com dicas e sugestões, será super bem vinda.
    Eu amei o seu blog, sempre que puder me dê dicas hehehe, vamos trocar muitas idéiasssss, somos do mesmo ramo, como diz a minha mãe: - Vamos nos molhar, pois estamos na mesma chuva hehehe.
    Educação Infantil é um assunto que considero polêmico, pois só nós que estudamos muito, sabemos o que realmente é.
    Infelizmente o valor da Educação Infantil não é divulgado aos pais e à sociedade. Por isso sofremos com o descaso.
    Mas em passinhos de formiguinha e com muito amor chegamos lá, o que realmente importa é o trabalho para o crescimento integral de nossas crianças.
    Um grande Beijo!!

    ResponderExcluir
  8. OLÁ KELLY! QUE BOM RECEBER SUA VISITA! SEMPRE QUE POSSÍVEL TENTAREI AJUDAR SIM, AFINAL ESSE É O OBJETIVO DOS NOSSOS BLOG'S (RSRS) EMBORA AINDA NÃO SEJA MAMÃE ACHO IMPORTANTE TROCAR IDEIA, FORTALECE E AJUDA A MINHA PROFISSÃO :) MUITO OBRIGADA PELA VISITA!! ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa, obrigada pela visita! Que bom que vc gostou do meu post: "2011- Ano Internacional das florestas". Recebi o jornalzinho do meu bairro (aqui no Rio) e ele falava sobre esse assunto. Achei importante divulgar,por isso postei. E cabe a todas nós professoras, passar adiante e na volta ás aulas comentar e trabalhar com nossos alunos.
    Beijocas...Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga

    Passei para visitar
    seu espaço de sentimentos
    e agradecer a visita feita
    ao jardim das minhas palavras.


    Penso que o currículo escolar,
    deveria abordar de modo cada vez
    mais intenso,
    temas que fizessem sentido:
    respeito a vida, ao planeta, as diferenças.
    E que resgatassem o sentido
    de solidariedade, amizade e esperança.

    Que sempre haja tempo para os sonhos
    em tua vida.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia á todos!

    O modelo de educação deve ser revisto não apenas nesse aspecto mas com maior ênfase na formação do indivíduo como cidadão. Tem um texto do escritor André Torres, "Pica-Pau: A Alegoria da Imoralidade", que mostra como MEROS desenhos podem afetar negativamente a formação do caráter das crianças. Outro texto muito bom com a mesma abordagem pode ser encontrado n blog da Professora Natália, profnatalia.blogspot.com, sobre uma escolinha no interior de MG que ensina as crianças o cuidado e o respeito pela natureza.

    O endereço para o texto de André Torres é: http://laticiniosselvagens.blogspot.com/2011/01/pica-pau-alegoria-da-imoralidade.html

    Parabéns pelo trabalho. Feliz 2011!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Paola! Muito Obrigada pela CONTRIBUIÇÃO! VOU CORRENDO LER OS TEXTOS INDICADOS! ABRAÇOS

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!