SAIU HOJE NO JORNAL DA FOLHA: Conselho de Educação quer vetar livro de Monteiro Lobato em escolas

Monteiro Lobato (1882-1948), um dos maiores autores de literatura infantil, está na mira do CNE (Conselho Nacional de Educação). Um parecer do colegiado publicado no "Diário Oficial da União" sugere que o livro "Caçadas de Pedrinho" não seja distribuído a escolas públicas, ou que isso seja feito com um alerta, sob a alegação de que é racista.
Para entrar em vigor, o parecer precisa ser homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O texto será analisado pelo ministro e pela Secretaria de Educação Básica. O livro já foi distribuído pelo próprio MEC a colégios de ensino fundamental pelo PNBE (Programa Nacional de Biblioteca na Escola).   Para continuar lendo a reportagem clique aqui

Li a reportagem hoje de manhã  e  fiquei muito contrariada com a situação. Sei que é importante, para nós, a luta contra o preconceito de uma forma geral, mas sou totalmente a favor de que os argumentos para que se tomem uma atitude sejam realmente significativos.
Nessa reportagem, pelo que pude perceber não se conhece a história da Literatura Brasileira, o que deveria ser um ponto de partida para a aprovação ou não do argumento em questão.  Quem conhece a literatura sabe que os objetivos de Lobato,  nesses livros eram justamente  os de ressaltar o que estava em desacordo com as coisas que Ele acreditava e que por isso estava lutando contra. Será que eles lembram em que época esse livro foi editado? 
Por fim, gostaria de ressaltar, mais uma vez, a falta de coerência entre o que se diz  o que se fala, pois obrigatoriamente, em minha opinião, o professor deveria passar, em seu processo de profissionalização, por instruções que o levassem a ter essa consciência crítica e o possibilitassem conhecer a história do país onde educa, o que na realidade não acontece. E isso fica claro, quando o próprio governo menciona que os professores precisam saber a história para poder utilizar o livro. Se eles não sabem é porque não ensinaram. E de onde vem essa defasagem?? Em minha opinião, da falta de seriedade e da má formação que os professores vem recebendo atualmente. 
Deixo com vocês a discussão.  
Abraços

Postar um comentário

1 Comentários

  1. eu blog e uma gracinha uma maravilha!! Estou te seguindo !

    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com/

    http://pontocruz-coisasdemulher.blogspot.com/

    Viste-me !! bju

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!