FALE SÉRIO PROFESSOR!

Olá queridos Leitores! Sei que estou em falta com vocês mas... enfim... o bacana é que estou de volta!
Bom, Há alguns dias tenho pensado sobre a importância da formação continuada na vida de um professor, tenho notado que ela é de extrema impostância e tem sido tratada por muitos, apenas como mais um assunto em pauta. Resolvi então postar aqui no blog alguns textos e indicações de sites que nos ajudem a ter um olhar diferente sobre esse assunto.

O Primeiro texto postado será este: FALA SÉRIO PROFESSOR, um texto que escrevi ainda quando estava no Curso de Formação de Professores, onde ainda tinha um olhar de aluna sobre as coisas da Educação. Mas que mesmo assim, creio eu, ilustra bem a importância que nós Professores temos que dar à nossa profissão e principalmente aos nossos alunos!

Vamos ao texto:



           “-Fala sério! Aquele professor é uma mala”!
         Quantos comentários parecidos com esse já ouvimos, durante nossa caminhada pela vida.
         E realmente, alguns mestres deixam a desejar! Pôxa! Fazem o seu trabalho pela metade, não ligam para as opiniões dos alunos, Se preocupam demais em corrigir aquilo que passaram para casa e nem ao menos conversam sobre o assunto com os alunos. 
         Vamos falar a verdade? Que Aluno, vai se interessar por alguma coisa da qual a sua opinião não vale nada, ou quase nada? Quem vai se interessar em ouvir alguém que não está nem aí para o que ele pensa ou deixa de pensar sobre determinado assunto?
         É por isso, por não querer ouvir, que hoje vemos esses professores depressivos, desestimulados, desinteressados, relaxados, que não agüentam mais seus alunos, e quem os alunos também não agüentam. Porque, coitados, não dão aos estudantes o valor que eles realmente merecem.
         Algumas vezes só o professor falando faz bem, mas na maioria das vezes com a participação dos alunos a aula fica enriquecida. E não somente os estudantes aprendem, mas os professores também, porque eles não sabem tudo e muito menos são adivinhos.
         PROFESSORES!!!!!! Dêem chances aos seus alunos, os ajudem a construir seus conhecimentos.  Aprendam com eles! Dêem a vocês mesmos a oportunidade de conhecer de fato as pessoas com quem vocês trabalham, e que, em parte, são responsáveis.
         Ser professor é ser ponte, ser professor é ser mediador, ser professor é ser condutor. Se você é professor, então a sua obrigação é conduzir pessoas, levá-las a porta de entrada de seus conhecimentos, e dizer assim: vai, você é capaz!
Agora é com você! Ser Professor é ajudar a formar cidadãos. E finalmente é ser amigo, porque somente um amigo é capaz de ser mediador, somente um amigo é capaz de ser ponte. 
         Fala sério professor! Desce desse pedestal!!!!











Postar um comentário

1 Comentários

  1. Oi amiga,que bom que vc voltou, concordo plenamente com o seu post. Procuro sempre fazer o melhor para os meus alunos, e concordo que o professor tem que ser amigo dos seus alunos, só assim conseguirá trazê-los para perto de si e conseguir criar um elo que facilitará o interesse e a aprendizagem! Beijocas e uma semana de muita Paz e luz para vc.

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!