A EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA

A educação que transforma é aquela que produz aprendizagem, para ser mais precisa, é aquela que provoca mudança de comportamento, atitudes e valores.

O indivíduo que está inserido em um processo de educação transformadora tem a possibilidade de enxergar o mundo à sua volta sob diversos pontos de vista e a partir dai criar suas próprias conclusões.

Porém, naõ podemos pensar que essa perspectiva seja assim tão fácil de ser adotada, pois ainda sofremos muitas influências da Educação repressora, aquela que tinha por objetivo apenas educar para reproduzir. Toda mudança gera insegurança! Ora! O que é mais facil, reproduzir paradigmas ou abrir espaços para reflexão e recriação?

Parece-me que muitas pessoas, levadas pelas marcar de sua educação, preferem a primeira opção. Sentem medo do novo e da ousadia. Mas vale também ressaltar que há aqueles que se permitem sair da caverna, esses enfretam o medo e conseguem conmhecer o novo. Esses, estão tendo a oportunidade de avaliar o que conheceram e a partir dai geram novas ideias, sugerem questões, abrem leques! recriam!!!

Eu e você, estamos também tendo a oportunidade de conhecer outros pontos de vista, principalmente agora com as novas tecnologias que nos são apresentadas. E somente por esse motivo traz para nós uma responsabilidade muito grande. Como dizem por ai estamos com a faca e com o queijo nas mãos e cabe a nós escolher o que iremos fazer com eles.

Com certeza essa pode ser uma decisão muito difícil, pois afinal, também temos marcas e marcas, às vezes, difíceis de serem mudadas mas não impossíveis!

Vale a pena pensar nisso!!!!





VAnessa Gonçalves Vieira 26/01/2010

Postar um comentário

0 Comentários